Aubert, A., Flecha, A., García, C., Flecha, R., & Racionero, S. (2008).
Aprendizaje dialógico en la sociedad de la informaciónBarcelona: Hipatia
A aprendizagem dialógica é o marco a partir do qual são realizadas as atuações educativas de êxito nas comunidades de aprendizagem. A partir dessa perspectiva de aprendizagem, baseada em uma concepção comunicativa, entende-se que as pessoas aprendem a partir de interações com outras pessoas. No momento em que nos comunicamos e dialogamos com outras pessoas, damos significado à nossa realidade. Assim, construímos o conhecimento primeiramente em um plano intersubjetivo, ou seja, a partir do social; e progressivamente o internalizamos como nosso próprio conhecimento (intersubjetivo).
De acordo com a concepção dialógica da aprendizagem, para aprender, as pessoas precisam de situações de interação. Mas não só precisamos de um grande número de interações, e que estas sejam diversas, como também o diálogo estabelecido deve basear-se em uma relação de igualdade e não de poder, o que significa que todos nós temos conhecimento para contribuir, reconhecendo assim a inteligência cultural de todas as pessoas.
Mediante o diálogo, transformamos as relações, nosso ambiente e nosso próprio conhecimento. De maneira que:
«“A aprendizagem dialógica ocorre em interações que aumentam a aprendizagem instrumental, promovem a criação de sentido pessoal e social, guiadas por princípios de solidariedade e nas quais a igualdade e a diferença são valores compatíveis e mutuamente enriquecedores” (Aubert et al., 2008).
Barcelona: Hipatia