Atuações Educativas de Êxito



De todas as pesquisas que formam a base científica das Comunidades de Aprendizagem, a que mais contribuiu para o seu estudo e implementação foi, de longe, o Projeto Integrado INCLUD-ED, Estratégias para a inclusão e coesão social na Europa a partir da educação (Flecha , 2006-2011; 2015), coordenado pelo Dr. Ramón Flecha García e financiado pelo Sexto Programa Quadro de Investigação da Comissão Europeia.

O INCLUD-ED é, até o momento, uma das pesquisas científicas sobre educação de maior porte, importância científica e impacto social na Europa, sendo a única pesquisa em ciências sociais selecionada pela Comissão Europeia entre as 10 histórias de sucesso de pesquisa na Europa. O projeto teve como objetivo analisar quais práticas educativas contribuem para a perpetuação das desigualdades sociais e quais, ao contrário, geram êxito educativo, bem como maior inclusão e coesão social em contextos muito diversos.

A principal contribuição científica do INCLUD-ED foi a identificação de Atuações Educativas de Êxito, que são definidas como aquelas atuações que aumentam o êxito escolar e contribuem para gerar coesão social em qualquer contexto em que sejam implementadas. As Atuações Educativas de Êxito são caracterizadas pela reorganização dos recursos existentes no centro educativo e na comunidade para promover o aprimoramento acadêmico de todo o alunato, em vez de segregar alguns deles de acordo com seus níveis de aprendizagem ou reduzir suas oportunidades educativas.

As Comunidades de Aprendizagem põem em prática todas as Atuações Educativas de Êxito, sendo elas:

Para saber mais sobre o projeto INCLUD-ED e as Atuações Educativas de Êxito, te convidamos a consultar a bibliografia a seguir:

ver
ver
ver
ver