Formação dialógica do professorado

O que é:

Essa ação incentiva os e as docentes a aprenderem baseando-se nas pesquisas disponíveis na comunidade científica internacional e a desenvolverem seus conhecimentos sobre as melhores teorias educacionais. O corpo docente é incentivado a discutir as pesquisas científicas mais recentes. Ler, pesquisar e discutir as Atuações Educativas de Êxito respaldadas pela comunidade científica internacional e compartilhar conhecimentos por meio de Tertúlias Pedagógicas Dialógicas são as ações mais comuns para adquirir os melhores e mais recentes conhecimentos.

Como é organizado:

As Tertúlias Pedagógicas Dialógicas são desenvolvidas da mesma forma que as Tertúlias Literárias Dialógicas. Equipes de pessoas muito diversas envolvidas na educação de crianças, especialmente professorado, assessores e assessoras, conselheiros e conselheiras, etc., leem conjuntamente os livros mais relevantes internacionalmente, sempre usando as fontes originais. Também conhecidos como “seminários com o livro na mão”, eles evitam uma prática recorrente na educação, que tem sido a de falar e escrever sobre o que não foi lido, dando origem a interpretações apócrifas de contribuições teóricas sobre práticas educativas. Antes da reunião, os participantes leem as páginas acordadas individualmente e destacam as ideias ou parágrafos que desejam compartilhar durante a sessão de Tertúlias Pedagógicas Dialógicas. Essas ideias podem ser vinculadas a seus próprios pensamentos, experiências, reflexões e sentimentos. A construção coletiva do conhecimento baseia-se no diálogo igualitário sobre a leitura, no qual eles sempr indicam o número da página e do parágrafo a que se referem em seu comentário, crítica ou análise. Conhecer exemplos de outras escolas onde foram implementadas Atuações Educativas de Êxito pode enriquecer a discussão com exemplos práticos.

Alguns dos livros que são lidos nas Tertúlias Pedagógicas Dialógicas são os seguintes:

  • Aubert, A.; Flecha, A.; García, C.; Flecha, R.; Racionero, S. (2008). Aprendizaje dialógico en la Sociedad de la Información. Barcelona: Hipatia Editorial.
  • Bruner, J. (2000). La educación, puerta de la cultura. Barcelona: Paidós
  • Freire, P. (2015 ). Pedagogía del Oprimido. Madrid: Siglo XXI.
  • Gómez, J. (2004). El amor en la sociedad del riesgo. Una tentativa educativa. Barcelona: El Roure.
  • Habermas, J. (2001). Teoría de la acción comunicativa. Vol. I y II. Madrid: Taurus
  • Mead, G. H. (1982). Espíritu, persona y sociedad. Barcelona: Paidós.
  • Racionero, S; Ortega, S; García, R; Flecha, R. (2012). Aprendiendo contigo. Barcelona: Hipatia Editorial.
  • Vygotsky, L. S. (1995). Pensamiento y Lenguaje. Barcelona: Paidós.
  • Vygotsky, L.S. (1979). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona: Crítica.

Bibliografia:

Espanhol:

Inglês: