Comunidades de Aprendizagem é um projeto baseado em um conjunto de atuações educativas de êxito que visam a transformação social e educativa. Esse modelo educativo está alinhado com teorias científicas em nível internacional que destacam dois fatores- chave para o aprendizado na sociedade atual: interações e participação comunitária.
As Comunidades de Aprendizagem envolvem todos aqueles que influenciam direta ou indiretamente o aprendizado e o desenvolvimento das e dos estudantes, incluindo o professorado, familiares, amigos e amigas, vizinhos e vizinhas de bairro, membros de associações e organizações locais e de bairro, pessoas voluntárias etc. O projeto, que teve início no ensino obrigatório na Espanha em 1995, é atualmente implementado em um grande número de escolas na Europa e na América Latina. Além disso, as Comunidades de Aprendizagem foram estudadas no âmbito do Sexto Programa-Quadro de Investigação da União Europeia INCLUD-ED como uma atuação de êxito para o fomento da coesão social na Europa por meio da educação (CREA, 2006-2011). Partindo dos sonhos de toda a comunidade educativa e por meio do diálogo e da ciência, este projeto transformador está alcançando um duplo objetivo: superar o fracasso escolar e melhorar a convivência.

Nas Comunidades de Aprendizagem, são realizadas aquelas atuações educativas de êxito que a Comunidade Científica Internacional demonstrou que contribuem para melhorar a aprendizagem das e dos alunos e a convivência no centro educativo. Essas ações são:
- Grupos interativos
- Tertúlias dialógicas
- Formação de familiares
- Participação educativa da comunidade
- Modelo dialógico de prevenção e resolução de conflitos
- Formação pedagógica dialógica
Saiba mais sobre as atuações educativas de êxito na seção que preparamos para você.