Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

06/03/2020

Articulação

Espírito de colaboração marca início do ano em Comunidade de Aprendizagem

Bárbara Batista

Conheça estratégias adotadas por municípios da rede de CA para retomar os princípios e atuações do projeto sem perder o ritmo, nem deixar ninguém de fora

Espírito de colaboração marca início do ano em Comunidade de Aprendizagem

Início de ano letivo é tempo planejar, desenhar metas e estabelecer planos de ação. Em Comunidade de Aprendizagem (CA) o período de volta às aulas é também um momento propício para retomar os princípios do projeto, aprofundar conhecimentos e construir diálogos com a comunidade escolar.

Em Filadélfia, na Bahia, gestoras(es) escolares de toda rede municipal se reuniram ao longo de duas semanas, em janeiro, para realizar quatro módulos do curso EAD disponibilizado no portal do projeto. Para driblar a dificuldade de acesso à internet, foram impressas apostilas com os conteúdos dos módulos, utilizadas em encontros presenciais.

"Nós moramos em uma cidade pequena, onde a internet é ruim, e não havia condições para todo mundo usar o computador ao mesmo tempo. Então fizemos print das telas e montamos apostilas para utilizar em grupo, reduzindo um pouco a quantidade de impressão", explica Amanda Bastos, assessora pedagógica da SME e formadora certificada de CA. 

O estudo coletivo do EAD acabou se mostrando uma boa oportunidade para debater temas fundamentais para o planejamento escolar. Para garantir os certificados, os participantes foram registrando no computador de casa o resultado das questões resolvidas no grupo.

Encontro de formação de gestoras(es) em Filadélfia, Bahia

Além do módulo introdutório, o grupo gestor completou os módulos sobre Grupos Interativos, Tertúlias Dialógicas e Modelo Dialógico de Prevenção e Resolução de Conflitos, e pretende finalizar os quatro módulos restantes ainda este semestre. “Esse curso nos ajudou a construir o nosso planejamento. Muitas ações, muitos textos, muitas ideias que a gente viu nos módulos serviram de norte para que a gente conseguisse elaborar a programação da Jornada Pedagógica com os professores”, avalia a formadora.

Após uma experiência piloto na Escola Municipal Teodoro Bento, o município decidiu implementar Comunidade de Aprendizagem em todas as escolas da rede. Para isso, criaram um Plano de Ação de CA que prevê a formação de toda equipe docente e gestora. A realização do EAD neste momento de formação inicial foi o primeiro passo nesse sentido.

Segundo a formadora, iniciar o ano com a realização do curso foi importante para garantir a apropriação dos conceitos e princípios da Aprendizagem Dialógica por toda a equipe. “Não pode ser só vontade da Secretaria, precisa fazer sentido para as equipes das escolas. E isso só é garantido com a formação”, afirma Amanda.

Os momentos de diálogo e estudo coletivo favorecem, ainda, a construção de uma cultura de compartilhamento de práticas entre educadoras(es) e escolas da rede, fortalecendo vínculos e estimulando a troca entre pares. “É muito bom quando a gente tem um grupo que se dispõe a estudar e a sonhar junto. E nosso sonho agora é dar o passo dois e ver a comunidade adentrar a escola”, destaca a formadora.


Formações, referências e instrumentais de apoio

No município de Horizonte (Ceará), a Aprendizagem Dialógica foi tema da Jornada Pedagógica 2020 - evento que reúne, no começo de cada ano, todos os educadores da rede. Este ano, a Jornada teve um dia inteiro dedicado à Comunidade de Aprendizagem. O encontro reuniu docentes, equipe gestora, funcionárias(os) e familiares para discutir as relações entre os princípios de CA e a proposta pedagógica da escola.

Por meio de leituras dialógicas e rodas de conversa, os presentes discutiram as possíveis contribuições de CA para a prática pedagógica, melhoria da aprendizagem e a transformação da comunidade. Na ocasião, foram apresentados também o portal do projeto e o curso EAD.

“Essa ação do início do ano letivo, de orientar que se fale em CA nos planejamentos coletivos, já existe há um tempo, mas era realizada apenas nas 12 instituições que implementam o projeto. Como esse ano a gente está implementando em rede, sensibilizando a rede, nós destinamos um dia inteiro para o Comunidade de Aprendizagem dentro da Jornada”, explica Ana Cynthia Bandeira Soares, supervisora técnico-pedagógica da SME.

Além da troca de experiências, o foco no Diálogo Igualitário e a valorização das Inteligências Culturais contribuem para criar um ambiente de colaboração e aprendizagem contínua, que envolve a todos. Gestores e docentes se encorajam para avaliar o trabalho realizado e experimentar novas práticas. Estudantes e familiares veem mais sentido em se engajar no projeto educativo.

Leia também: Re-Sensibilização mantém acesa a chama do projeto nas escolas

Neste início de ano, por exemplo, as 48 escolas da rede municipal de Horizonte estarão concentradas em garantir a aproximação e o diálogo com a comunidade. “Faremos a revisão dos regimentos internos em colaboração com a comunidade para que as pessoas se apropriem como sujeitos ativos desse processo”, conta José Ivaldo Mendes, formador certificado. A estratégia é que gestores e professores façam módulos da formação EAD voltados à Participação Educativa da Comunidade para ajudar nesse processo.

Para a supervisora Ana Cynthia, a formação da equipe docente é central no sucesso da implementação e deve ocupar um lugar especial no retorno às aulas. “Quando um professor acredita na proposta, ele consegue desenvolver com mais propriedade uma AEE dentro de sua sala de aula”, defende.

Para apoiar a equipe no seu planejamento e garantir um olhar cuidadoso para as Atuações Educativas de Êxito (AEEs), técnicos formadores de Horizonte criaram instrumentais para docentes e gestoras(es). Por meio deles, a gestão escolar e a equipe pedagógica avaliam, semestralmente, o percurso do projeto, planejam as mudanças necessárias e identificam o que deu certo e pode ser ampliado.

+ Instrumental para acompanhamento pedagógico de gestão

+ Instrumental para acompanhamento pedagógico da docência

 

Qual a estratégia de seu município ou escola para retomar as atividades de CA no início do ano letivo? Compartilhe sua experiência no nosso grupo.

 

---

Saiba mais sobre o EAD

Para garantir a qualidade da implementação é fundamental a formação constante de toda a equipe de educadores da escola. Uma ferramenta para isso é o curso EAD disponível no portal de Comunidade de Aprendizagem: são 32 horas de curso divididas em oito módulos gratuitos e inteiramente online que apresentam as bases teóricas do projeto e instruções práticas de como implementar. Acesse aqui.

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!