Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

29/08/2014

Eventos 2014

Escolas do Rio de Janeiro realizam homenagens no Dia do Voluntariado

Escolas do Rio de Janeiro realizam homenagens no Dia do Voluntariado

Em 28 de agosto comemora-se o Dia do Voluntariado no Brasil. Para celebrar a data, a Escola Municipal Epitácio Pessoa e a Escola Municipal Coelho Neto, ambas do Rio de Janeiro, RJ, prepararam ações de reconhecimento aos voluntários que participam do Projeto Comunidade de Aprendizagem.

São pais, mães, familiares e integrantes da comunidade que dedicam tempo,  trabalho e entusiasmo para participar das Atuações Educativas de Êxito implementadas nas escolas.

 Evento na Escola Coelho Neto teve a presença de 30 pessoas 

“Os voluntários podem mudar a sociedade. É complicado ser um jovem correto nos dias atuais e eu, sendo voluntário, posso melhorar isso”, afirma Gerson, 16 anos, estudante do ensino médio e voluntário nos Grupos Interativos da escola Coelho Neto. “A gente vê pessoas que antes eram muito bagunceiras, e hoje mudaram radicalmente. É totalmente estimulante ver a mudança de outra pessoa, e ver que você fez parte disso.”

Entre as ações de reconhecimento, houve apresentação musical (feita por alunos) e a projeção de vídeos de agradecimento protagonizados por alunos. Clique aqui para ver o da escola Coelho Neto e aqui o da Epitácio Pessoa. A projeção emocionou aos voluntários presentes, que destacaram a importância de ter sua dedicação reconhecida e valorizada por toda a comunidade educativa, e sobretudo pelos alunos, que são a grande motivação para sua atuação. “O evento foi ótimo, pois mostrou a importância que temos para o colégio e para todos”, completa Gerson.

     

Evento na Escola Epitácio Pessoa teve 36 participantes

As escolas aproveitaram a oportunidade para convidar os demais presentes a serem voluntários. A mobilização teve ótimos resultados: 15 adesões na Coelho Neto e 11 na Epitácio Pessoa. A ideia é que estes novos voluntários sejam incorporados às AEEs das escolas a partir de setembro.

Vale destacar que a organização dos eventos foi articulada pela Comissões Mistas de Voluntariado em cada escola.

Uma Comunidade de Aprendizagem não se faz sem voluntários. Quanto maior o envolvimento da comunidade na educação, maior a aprendizagem de todos. Assim, estendemos nosso agradecimento a todos aqueles que participam voluntariamente nas Comunidades de Aprendizagem do Brasil. Parabéns! 

Por Maria Julia Bottai

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!