Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

30/09/2014

Eventos 2014 AEE nas escolas

Tertúlias Literárias, uma Atuação Educativa de Êxito nas escolas de Seabra, BA

Tertúlias Literárias, uma Atuação Educativa de Êxito nas escolas de Seabra, BA

Nos dias 28 e 29 de setembro de 2014, aconteceu na cidade de Salvador o III Seminário Internacional de Educação. O evento foi realizado pelo ICEP, Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, e contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Seabra na apresentação sobre a implementação das Tertúlias Literárias Dialógicas, uma Atuação Educativa de Êxito que o município começa a realizar em suas escolas, com o apoio do ICEP e Instituto Natura

Tertúlias Dialógicas Literárias é uma das Atuações Educativas de Êxito que compõem o projeto Comunidade de Aprendizagem. É uma prática comprovada cientificamente como aquela que gera os melhores resultados em contextos diversos, ao propor a construção coletiva de significado e conhecimento com base no diálogo sobre uma obra clássica da literatura universal.

Janara Botelho, diretora pedagógica, e Valtir Maria Vieira, supervisora técnica dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ambas da SME de Seabra, apresentaram as ações que já estão acontecendo em seu município e os desafios que enfrentam na implementação desta prática.

Segundo apresentaram Janara e Valtir, a entrada das Tertúlias visa conquistar os seguintes objetivos: qualificar a leitura desde a Educação Infantil, avançar nos resultados internos e externos do Ensino Fundamental e diminuir ou zerar a evasão escolar. O caminho escolhido para implementar esta prática foi a realização de tertúlias entre os diretores, coordenadores e professores das escolas, e em seguida com os alunos.

Os avanços já podem ser notados nos depoimentos de alunos e professores: “Não era um costume ler clássicos. De ninguém, nem nosso, dos professores. É um aprofundamento que na solidão não seríamos capazes de realizar. Quem não participou está com muita vontade de entrar na roda”, disse a professora Adriana, da escola Municipal Amilai Almeida. Já a aluna Jaqueline, da 6a série da mesma escola, destacou a importância desta prática para seu aprendizado: “É interessante essa forma de todo mundo respeitar a gente. Pode falar o que pensa e aprender com tudo que todo mundo diz”.

Um dos maiores desafios que o município enfrentou para a realização desta prática foi conseguir a quantidade suficiente de livros. Para tanto, fizeram uma busca dos clássicos disponíveis em todas as escolas da rede e uma catalogação dos mesmos para a organização de um rodízio entre as escolas. Foram realizadas também ações com a comunidade, o que lhes rendeu verbas suficientes para a compra de 230 novos livros.

Dentre os livros que estão sendo lidos pelos alunos estão “A Metamorfose”, de Franz Kafka, “Os Miseráveis”, de Victor Hugo e “Capitães de Areia”, de Jorge Amado.

A Professora Roseli Mello, fundadora e coordenadora do NIASE (Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa), da Universidade Federal de São Carlos, que é parceiro do Instituto Natura no projeto Comunidade de Aprendizagem, apresentou as bases teóricas que fundamentam esta prática e parabenizou o trabalho realizado pela equipe de Seabra. 

 

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!