O fórum Comunidade de Aprendizagem
Sobre como lidar com as crianças autistas em sala de aula
Temos ainda muita dificuldade com este tema, pois as crianças autistas existem em diversas formas.
Maria Sara C.G.Amaral 28/04/2017 20:33:57
Temos muitas dificuldades pois geralmente as crianças autistas além de serem autistas, problemas mentais e psicológicos, não tem um diagnóstico esclarecendo a causa, também elas geralmente apresentam deficiências físicas. Causando uma tensão para o professor de ambos os lados.
É muito difícil lidar não somente com o autismo em sala de aula, mas com a diversidade como um todo. Ainda mais quando levamos em consideração a falta da formação continuada para lidarmos com todas as necessidades que surgem ao longo do processo. Ainda assim, independente dessa formação , colocamos o amor como fonte principal para suprirmos a nossa árdua tarefa.
Como acredito que nada acontece por acaso e que , de alguma forma, somos todos autistas, proponho que se comece exatamente por aí... em relação a quê ou a quem eu sou autista? Posso ser atém em relação a mim mesmo, não me conhecendo, apesar de achar que sim.... não estar em contato comigo esmo, antes de querer estar com os outros e querer ajudar os outros.... Talvez ao longo deste processo, possamos compreender um pouco do que se passa com aquele que é considerado oficialmente como autista, talvez porque apresente os mesmos sintomas que nós, mas apenas numa dimensão mais extremada e por isso considerada patológica....
Boa Tarde a todos, Nós profissionais da educação somos muito tecnicistas algumas vezes, por isso, não sabemos lidar com determinadas situações que vão além do conhecimento acadêmico e dos livros. Lidar com crianças, adolescentes ou jovens com necessidades educativas especiais é algo complicado porque muitas vezes o professor não sabe trabalhar com a inteligência emocional, nem com a aprendizagem dialógica, entretanto acredito que esse curso da Comunidade Aprendizagem vem suprir todas essas carências que temos e encontramos a medida que vamos caminhando em nossas atividades profissionais.
O caro George Henrique pontuou muito bem, por vezes temos o conhecimento teórico e ao lecionar para um aluno autismo temos várias barreiras a transpor. Inclusive de entender que o autismo tem fases e graus, essa interação família - escola é o primeiro passo para uma educação transformadora!
Primeiro precisamos saber realmente qual o grau de autismo do nosso aluno, dessa maneira podemos buscar conhecimento para lidar com esse desafio proposto. Demostrar carinho, estimular suas habilidades, motivar para que tenha contato com outras pessoas e tenha limites é fundamental para se alcançar exito.
No caso aqui especifico do Autismo, é importante sabermos que o transtorno de modo em geral se localiza no processamento sensorial, o que significa subjetivar, abstrair a compreensão implicita, acarretando ruptura na socialização, comunicação e aprendizado.
Na lida em sala de aula devemos em primeiro lugar observar onde há um maior comprometimento, no sentido das interações e da afetividade, e, procurando perceber as suas preferencias ou uma atenção seletiva. O apoio visual é uma estratégia importante para estimular o entendimento. As tarefas de relação imagem e palavra de modo especial quando se apresenta uma ação é muito importante. Favorece simultaneamente a interação e a comunicação. Sabemos que não basta sabermos disso, é preciso darmos conta dessa demanda em nossos planejamentos, e mais ainda quando da execução das atividades necessárias em sala de aula. Temos que buscar as politicas públicas.