O fórum Comunidade de Aprendizagem

Como podemos realizar Tertúlia na Educação Infantil?

Gostaria de dicas para realizar tertúlias com crianças da educação Infantil. Que tipo de livro? Que frequência? Como fazer quando as crianças ainda não leem autonomamente? etc.

Maria Grembecki 25/06/2015 16:30:52

Melhor resposta

Como bem disseram Vagner e Marlene, o importante para que as Tertúlias aconteçam com crianças pequenas é garantir que cheguem com o livro ou capítulo lido e que tenham uma palavra ou um trecho escolhido para que possam compartilhar. Para além do(a) professor(a) e familiares, podemos ampliar as possibilidades de leitores que se encantam ao ajudar! Há escolas que incentivam crianças mais velhas ou outros adultos a lerem para as que ainda não leem autonomamente. Quanto ao livros, continuam sendo clássicos. Na biblioteca do portal tem uma lista de indicações que vale a pena conferir! segue o link: http://www.comunidadedeaprendizagem.com/uploads/materials/20/0669d83d4846e0a28d6ad36259bf0f94.pdf

Renata Grinfeld - 06/07/2015 20:50

Acredito que o docente, neste caso, possa ler. Após a leitura, estabelecer a ordem de diálogo em conjunto com os educandos e por fim possibilitar que cada um fale sobre a parte que gostou u não gostou. Como o mediador - na figura do docente - possui uma bagagem social maior, poderá questionar esse educando relacionando com situações do cotidiano. Os clássicos infantis fazem parte da literatura universal, com isso acredito que possamos iniciar por estes. Exemplos como: Chapeuzinho, Vermelho, Pinóquio. Inclusive os acervos literários do Projeto Trilhas. Lembrando que maioria dos docentes já trabalha dessa forma (pelo menos eu trabalho), só não há uma organização para a explanação de opiniões. Portanto, é hora de esquematizar de acordo com a proposta e adquirir novos objetivos.

Vagner Moraes Farias - 03/07/2015 18:59

Minha escola realiza tertúlia com as crianças da Educação Infantil, as professoras enviam o livro para casa, os pais leem com as crianças e no dia seguinte é feita a tertúlia.

Marlene de Araújo Lopes - 04/07/2015 14:24

Na minha escola realiza tertúlia com as crianças, através da Roda de leitura onde mesmo não lendo convencionalmente, os alunos dão suas opiniões sobre os livros que escolheram.E na Roda de Conversa Temática.

Josilea Motta - 08/07/2015 22:43

Concordo com a Josilea, podemos realizar Tertúlia Literária Dialógica com as crianças, através das leituras Deleite nas rodas de Leitura, utilizando os acervos literários da escola. Os diálogos em torno das histórias são riquíssimos! as crianças nos surpreendem.

Leila Jose Veronez - 15/07/2015 19:30

Minha dúvida seria como se trabalhasse com o reconto dos clássicos infantis? E a criança então participasse com a recontação ao invés de explicações, ou ja na educação infantil pode-se arriscar os argumentos da leitura?

ivone gonçalves cardoso - 20/07/2015 13:18

gostaria muito de entender e saber mais sobre Tertúlia na educação infantil. Eu e uma professora do grupo de 4 anos tentamos fazer, porem não tivemos muito exido , mas estou muito ansiosa para fazer de novo, talvez minha falta de experiencia e também da pro, não nos permitiu uma tertúlia com sucesso, mas não desistir.

GILDETE AGUIAR NETO - 28/07/2015 16:13

Gostaria também de orientação e sugestão a respeito das crianças que ainda não dominam a leitura.

MARIA DE FÁTIMA SILVA ANTONIO - 28/07/2015 20:21

Para uma Tertúlia, independente da faixa etária que ela acontece, é importante garantir que todos os participantes cheguem com o livro ou capítulo lido e que tenham uma palavra ou um trecho escolhido para que possam compartilhar. Como sabemos que na EI as crianças ainda não leem autonomamente, é preciso pensar em estratégias para que isso aconteça. Pode ser uma leitura em voz alta feita pelo professor, por exemplo. Mas, para além do(a) professor(a), há escolas que incentivam crianças mais velhas ou outros adultos a lerem para os menores em momentos diversos (contra turno, biblioteca da escola, hora livre, etc.). Quanto ao livros, continuam sendo clássico, ainda que para os pequenos seja selecionados boas adaptações. Na biblioteca do portal tem uma lista de indicações que vale a pena conferir! segue o link: http://www.comunidadedeaprendizagem.com/uploads/materials/20/0669d83d4846e0a28d6ad36259bf0f94.pdf

Maria Grembecki - 04/08/2015 21:37

Na escola em que trabalho, a professora lê com os pequenos os clássicos infantis, tem dado certo, depende muito do empenho e boa vontade do mediador ( professor).

Mara de Oliveira - 12/08/2015 20:39

na educação infantil é importante a participação na família ao realizar a leitura para que estimule a criança a citar o que gostou e levar isso até a conversa .

maria jaqueline santos - 27/01/2016 23:56

Na educação infantil os alunos adoram leituras variadas. E por que mão começar a tertúlia neste nível? Assim os alunos desenvolveram o quanto antes o prazer pela leituras e aprenderam a refletir sobre aspectos valioso para a humanidade. Os clássicos oferecem uma leitura rica de detalhes e fatos, que os alunos possam já ter vivenciado ou até que venham vivenciar com ele mesmo ou outra pessoa próximo . A família poderá desenvolver um papel muito importante neste espaço. Onde eles poderiam participar desta contação, transformando se num verdadeiro agente colaborador da aprendizagem de seus filhos. Não podemos deixar de lado é claro, o papel do professora nesta construção. A função de mediar todas as etapas.

Raquel de Moraes Bittencourt - 02/03/2016 23:33

Nesta fase (Ed. Infantil) as crianças tem mais facilidade em aprender com a leitura de imagens, uma ideia seria que o professor seja o leitor, e as crianças façam suas considerações por meio das imagens retratadas nos livros. Assim cada criança escolhe a imagem que lhe chamou atenção e a contextualiza.

Marta Fabiane da Silva - 04/03/2016 21:43

Esse trabalho também é realizado com as crianças das séries iniciais.

Regiane Vicente Gomes - 12/03/2016 22:54

Las Tertulias en educación deben ser pragmáticos y motivadores en todo el proceso par lograr la participación activa de los educandos

ROLI TENAZOA PINCHI - 19/03/2016 01:46

Ler para os pequenos e apresentar as imagens dos livros para que fique mais fácil a compreensão das obras literárias.

Cristiane Monteiro Moureira - 28/03/2016 00:14

Acredito muito no potencial dos pequenos da pre-escola.E como educadores mediadores faremos com bons livros,uma tertúlia que seja capaz de desenvolver esse maravilhoso habito de ler e compreender não só o que esta escrito ,mas o mundo em que vivem,sendo assim futuros agentes transformadores da nossa educação que perece nas mãos de muitos .

Joselia da Rocha - 20/07/2016 09:06

Ler é fundamental para as crianças, despertar nelas o hábito da leitura, para que possam compreender o que estão lendo e para se tornarem pessoas criticas e capazes de expor suas opiniões.

Valdelia Rodrigues - 25/07/2016 10:07

Boa noite, Maria Grembecki . Muito bacana sua iniciativa de querer realizar esta metodologia na Educação Infantil. Bem, não sou formado e também não trabalho com educação Infantil, mas acredito que uma forma de poder trabalhar a tertúlia seria através da leitura para o grupo com quem trabalha e conversar com eles sobre o livro, levantando questões sobre a história contada e deixando o espaço aberto para a fala e posicionamento deles, já que na educação infantil temos a fala como a ferramenta de expressão, como o desenho. Acredito que se abrir esta possibilidade de conversar sobre o texto lido eles vão se desenvolvendo. Pensando sobre o número de vez que poderia ocorrer, poderia ser toda semana, mas onde haja a participação deles na escolha da história só para que eles possam compreender como será o processo, a explicação da atividade deveria ser colocada para eles, como dizer que você lerá uma história para eles que fala sobre... que tem alguns personagens que gostam disso ou aquilo, que é assim e assado... e depois da leitura realizar a roda de conversa ( com a tertúlia). Espero ter ajudado. Caso tenha feito uma experiência, compartilhe conosco. Um abraço.

Franklim Sousa - 04/08/2016 18:16

Me encantaría, leer a clásicos de la economía en Historia y conformar estas tertulias. Me parece que hay que enriquecer las clases de Historia.

viviana voelklein - 28/08/2016 17:18

Boa noite, sou professora de educação infantil, e iniciei a tertúlia com meus alunos na faixa de 4 anos , primeiramente mostrando as figuras, fazendo interrogações sobre as mesmas, deixando os mesmos dialogarem e opinarem, logo após lendo para eles o livro. Dando segmento os alunos colocaram suas opiniões e compararam o antes e o depois da pseudoleitura e a leitura realizada pela professora. Foi um momento de enriquecimento de vocabulário, de valores (visto que os alunos tiveram que esperar sua vez para expor sua opinião, aceitar a opinião do amigo, não dar risadas dos amigos que não conseguiam falar algumas palavras, ter paciência com o colega, etc ), enfim adorei, foi muito enriquecedor para todos

Rosana Rique Ferreira - 09/09/2016 20:01