O fórum Comunidade de Aprendizagem

Como lidar com as diferenças na fase de aprendizagem?

.Como trabalhar diferenças? Crianças portadoras de necessidades especiais com a que achamos normais e dependentes.

Adeilza Alves Batista Cordeiro 23/01/2017 00:18:50

Precisamos conviver com muita naturalidade com todas as pessoas que possuem qualquer limitação ou necessidade especial. Criar uma cultura de inclusão com todos os segmentos da Unidade escolar será fundamental para minimizar ou os preconceitos formados pelas pessoas que ainda não foram sensibilizadas para conviver com as diferenças evidenciadas na sociedade.

GUILHERME COSTA - 20/05/2017 15:12

Tratarmos de maneira igual aos demais porém com um olhar diferenciado a esse aluno sem deixar que o mesmo e os demais percebam isso.

Lucelia da cruz - 22/05/2017 22:28

É muito difícil, a heterogeneidade assusta, mas é gratificante quando percebemos que é em meio a tantas diferenças que ocorrem os melhores resultados de aprendizagem. Para mim em particular, o trabalho com os grupos produtivos é o que mais oportuniza resultados positivos entre os alunos numa sala de aula.

Tâmara - 13/06/2017 22:29

A proposta da Inclusão é muito importante; principalmente para a criança especial. Contudo, faz-se necessário mais orientação ou mesmo formação para os educadores, para que estes tenham condições de atender eficazmente a esses meninos conforme suas necessidades.

MARIA ADAILMA FERREIRA MATEUS - 16/06/2017 15:47

Devemos lidar dando a todos, iguais oportunidades de aprendizagem. Ressalto que uns aprendem com os outros, como diz Paulo Freire, "aprendemos em comunhão". Agora é preciso que tenhamos um olhar diferente e estratégias diferentes para que possamos atender a todos e todos obterem sucesso.

Maria Luzineide Fernandes Barbosa - 18/06/2017 11:26

Lucelia da cruz

Alejandro josue tuarez navarrete - 23/08/2017 23:17

Debemos de tener igual en algunos aspectos no en todos . Los profesores deben tener mas creatividad para tomar iniciativas en claces

Alejandro josue tuarez navarrete - 23/08/2017 23:19

cada profesor debe tener una iniciativa con el fin de generar un aprendizaje por medio de diversión, vinculando a todas las personas a participar y llenar su conocimiento por medio del aprendizaje que se brinde

MAICOL CORTES - 26/08/2017 15:37

Mercy D. este modulo de aprendizaje nos enseña que debemos que transformar nuestros sueños y cumplirlos ya una vez planteada nuestras opiniones.

MERCY KATIUSKA DELGADO CHAVEZ - 13/09/2017 23:37

As diferenças existem por todo o lado, desde o modo de se vestir, de pensar e de ser. Na aprendizagem não é mesmo fácil lidar com as diversidades, porém não dá mais para pensarmos que podemos trabalhar com nossos alunos como se fossem todos tijolinhos moldados na mesma forma e que todos sairão iguaizinhos no final. Cada um tem um potencial, mesmo que o professor tenha ensinado da mesma forma. Assim sendo, o ensino também não pode ser da mesma forma para todos, é preciso diversificar as estratégias. Existem vários encaminhamentos: reforço contínuo (com intervenções específicas à aquele aluno com dificuldade enquanto os demais estão desenvolvendo a proposta com autonomia); Reforço paralelo (direito do aluno a recuperação no contra turno); e agrupamentos produtivos com planejamento de grupos considerando a heterogeneidade (nas interações que os sujeitos aprendem). Essas interações podem ocorrer por meio dos grupos interativos onde o aluno que sabe mais, irá contribuir explicando ao coleguinha que está com dificuldade.

Andrea Duarte - 17/09/2017 05:59

debemos de tener igualdad en algunos aspectos no en todos . cada profesor debe tener una iniciativa con el fin de generar un aprendizaje exitoso.

fatima patricia arcentales villavicencio - 19/09/2017 19:35

Muito complexo! temos que ter bastante cuidado, pois precisamos ter cuidado, bem como a preocupação de não ir devagar demais, bem como não ir rápido de mais. Necessitamos de uma olhar diferenciado aos que tem dificuldades, porém não podemos esquecer que temos alunos que tem cede de aprendizagem.

EDNA PAULA CAMPELO BRAGA XIMENES XIMENES - 31/10/2017 06:36

Tendo em conta que todos nós temos algum tipo de deficiência, quer ela seja cognitiva, na forma como lidamos com nossas emoções ou com as dos outros, ou de qualquer outra ordem, devemos ir para dentro de nós e procurar melhorar esses aspetos, enquanto ao mesmo tempo nos podemos questionar sobre o que teremos a aprender com essas "deficiências" externas.... partindo do princípio que nada acontece por acaso. Muitas vezes essas situações levam-nos a sair de zonas de conforto, a nos questionarmos e revermos a nossa conduta diária... ética... coerência... etc etc etc.... São oportunidades para extraordinária transformação a todos os níveis!

Fernando José Batista Gil - 04/11/2017 15:44

Não é uma tarefa fácil para nenhum profissional lidar com as diferenças. É necessário muita habilidade paciência e uma dose de profissionalismo pelo fato de naquele instante ou ambiente existir um universo de 30 ou até 1000 seres diferentes, com anseios, desejos, necessidades que muitas vezes não se coadunam com os demais. A complexidade da inclusão e interação se concretiza pela mesma complexidade que cada um apresenta dentro do seu universo.

FRANCISCO SALES DE SOUSA - 20/11/2017 20:21

Se deben buscar estrategias, actividades que atrapen a todos los niños.

24410388 - 21/12/2017 19:53

Boa Tarde a todos, Lidar com as diferenças de aprendizagem não é fácil. Nem todos os alunos tem o mesmo nível de aprendizagem e nem o mesmo ritmo de estudo. Entretanto, um professor hoje precisa saber lidar com essas diferenças e saber utilizar - se disso que parece ser um problema e trabalhar como uma solução. Por exemplo, deve formar grupos de estudos com níveis de aprendizagem misturado e desenvolver maior comunicação, interação entre estes pares de modo que desenvolva a aprendizagem cooperativa.

GEORGE HENRIQUE - 18/01/2018 15:01

Lindo día, Considero que las comunidades de aprendizaje son todavía un sueño, sin embargo no debemos pasar por alto la realidad social de las comunidades, la idea y el sustento teórico me parecen excelentes, falta el sueño principal llevarlo a la práctica.

Uriel Medina Hernández - 17/03/2018 14:53

estuvo bueno el aprendizaje

Hugo Cesar Suarez Gonzalez - 05/06/2018 22:27

Bom dia, sempre é necessário estudar cada caso, o professor deve ser o articulador da integração da criança especial aos demais alunos da sala. É necessário ter um olhar especial sim, porém sem discriminar, muitas vezes usar uma metodologia adequada para que esse aluna evolua em sua aprendizagem .

Aldino Schattat - 05/07/2018 14:04

Precisamos conviver, estudar, ter um olhar especial para com educando para poder trabalhar metodologias apropriadas para cm cada educando.

RAIMUNDA ITASSUCE GONÇALVES FURTADO - 16/08/2018 21:04