Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

11/06/2015

Transformação de escolas

Vídeo mostra experiência positiva de Tremembé, SP, com Comunidade de Aprendizagem

Vídeo mostra experiência positiva de Tremembé, SP, com Comunidade de Aprendizagem

A partir de uma parceria entre o Instituto Natura e a Secretaria de Educação de Tremembé, SP, as doze escolas de Ensino Fundamental da rede municipal estão implementando o projeto Comunidade de Aprendizagem desde julho de 2014.

Atualmente, as escolas já passaram pelo processo de transformação e estão realizando os sonhos escolhidos como prioritários. Das sete Atuações Educativas de Êxito, três estão sendo praticadas: Tertúlias Dialógicas Literárias, Grupos Interativos e Participação Educativa da Comunidade. O projeto beneficia um total de 4.245 alunos e a mobilização, tanto das equipes escolares como das famílias e comunidade, tem sido um sucesso: 500 famílias participaram das sensibilizações, 200 voluntários estão participando ativamente nas escolas e 36 comissões mistas estão em funcionamento.

Dado o êxito da implementação até o momento e o compromisso da Secretaria de Educação do município, o Instituto Natura convidou a Secretária de Educação Cristiana Berthoud para representar o Brasil e compartilhar as experiências de Tremembé no “II Encontro Internacional de Comunidades de Aprendizagem”, realizado no último dia 26 de maio em Bogotá, Colômbia.

Com o fim de enriquecer esta apresentação, a equipe da Secretaria decidiu produzir um vídeo contendo estatísticas, imagens do projeto nas escolas e depoimentos de alunos, professores, diretores e familiares. O resultado é inspirador. “Muitas palavras eu não sabia dizer, agora eu sei falar muitas”, afirma no vídeo Inara Pereira, aluna que participa das tertúlias. “Todo mundo está aprendendo mais”, diz Gabriel Natividade, aluno participante dos Grupos Interativos. “Eu acredito que todos nós trabalhando juntos vamos conseguir fazer a diferença”, assegura Célia Sobral, mãe de um aluno.

Alunos e voluntários participam de Grupos Interativos em escola de Tremembé, SP  Mural de sonhos em escola de Tremembé, SP

Cristiana Berthoud explica, no vídeo, a decisão de aderir ao projeto: “Uma coisa que me atraiu, que me encantou do programa Comunidade de Aprendizagem é que ele realmente faz uma interlocução da comunidade com a escola. O ponto forte do projeto é comprovadamente melhorar a aprendizagem do aluno”. Segundo Fernanda Morais, coordenadora do projeto na Secretaria, a proposta está dando certo. “Nossas expectativas estão sendo atingidas, estamos conseguindo trazer a comunidade para a realidade escolar”, declara.        

Assista aqui ao vídeo, que tem sido uma ferramenta muito eficiente para a divulgação do projeto e mobilização de voluntários da comunidade. 

Por Maria Julia Bottai

 

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!