Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

27/02/2015

Conteúdo relacionado

Em sistemas de ensino eficientes, altas expectativas universais são uma realidade

Em sistemas de ensino eficientes, altas expectativas universais são uma realidade

Fonte: artigo publicado na BBC em 04/02/2015 (leia aqui a notícia completa, em inglês)

Andreas Schleicher, diretor da OECD e coordenador do exame PISA, afirma que evidências de todo o mundo desmentem mitos sobre o que caracteriza um sistema educacional eficiente. Entre eles:

Mito: alunos socialmente desfavorecidos estão condenados a um mau desempenho.

Evidência: resultados do PISA mostram que crianças com origens sociais semelhantes podem ter níveis de desempenho muito diferentes, dependendo da escola que frequentam ou do país em que vivem.

Mito: imigrantes reduzem os resultados.

Evidência: resultados do PISA mostram que não há relação entre a porcentagem de alunos de origem imigrante em um país e o desempenho geral dos estudantes no país. Análises sugerem que o lugar onde os estudantes frequentam a escola faz muito mais diferença que o lugar de onde eles vêm.

Mito: dinheiro é tudo

Evidência: Coréia do Sul, o país da OECD com melhor desempenho em matemática, gasta bem menos que a média por estudante. O sucesso dos sistemas de ensino já não está associado a quanto dinheiro é gasto, e sim a como o dinheiro é gasto.

“Na Finlândia, Japão, Singapura, Xangai e Hong Kong, alunos, pais, professores e comunidade em geral tendem a compartilhar a crença de que todos os alunos são capazes de atingir resultados elevados. [..] Nestes sistemas educacionais, altas expectativas universais não são um mantra, e sim uma realidade”, conclui Schleicher no artigo.

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!