13/05/2015
Conteúdo relacionado Eventos 2015
Ciranda de Filmes, mostra de cinema com foco em infância e educação, acontece em São Paulo
Entre os dias 21 e 24 de maio, o Cine Livraria Cultura e o CineSesc, de São Paulo, SP, receberão a segunda edição da Ciranda de Filmes, a primeira mostra de cinema do Brasil com foco em infância e educação. Um espaço de inspiração, troca de experiências e reflexão dedicado a educadores, artistas, gestores, produtores, cineastas, cinéfilos, pais e demais interessados.
Esta segunda edição oferece gratuitamente uma cuidadosa seleção de mais de 50 filmes nacionais e estrangeiros, de todos os formatos e gêneros, inéditos, antigos e contemporâneos. Também haverá rodas de conversa, vivências lúdicas e oficinas com pensadores, artistas e cineastas.
Toda programação deste ano tem como fio condutor três temas: famílias, relação criança e natureza e protagonismo infantil. A escolha do foco temático reflete a sua relevância na sociedade, gerando mídia, debates, movimentos sociais e um notável e crescente número de produções audiovisuais claramente focadas nesses temas.
Entre os filmes que têm foco no tema famílias, estão os documentários Crescer, do Equador, e os americanos As Crianças Crescem e Abril. No formato animação, serão exibidas as preciosidades A panelinha de Anatole, Feral (vencedor do Oscar), e o russo Minha Mãe é um Avião.
Quanto às rodas de conversa, haverá três, uma sobre cada tema. A roda sobre famílias será no dia 21 de maio e contará com as debatedoras Ada Pellegrini Lemos, Susan Andrews e Rosely Sayão.
Outros destaques são o documentário brasileiro Território do Brincar, de Renata Meirelles e David Reeks – que terá sua pré-estreia na noite de abertura da mostra, dia 20 de maio, em evento para convidados – e as produções Ciências Naturais, do diretor Matias Lucchesi, o impactante Indomável Sonhadora, de BenhZeith, o sensível drama turco O Sonho de Wadjda e documentários inéditos no Brasil como Project Wild Thing, de David Bond, e School's Out, de Lisa Molomot.
O Instituto Natura é um dos apoiadores da mostra, que tem patrocínio do Instituto Península e Instituto Alana.
Para mais detalhes, visite www.cirandadefilmes.com.br