Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

22/09/2014

Conteúdo relacionado

Destaques do estudo “Excelência com Equidade” da Fundação Lemann

Destaques do estudo “Excelência com Equidade” da Fundação Lemann

Em 2012, a Fundação Lemann, em parceria com o Itaú BBA, lançou o estudo Excelência com Equidade. Em dezembro desse ano, foi lançado o estudo qualitativo do trabalho. Agora, em setembro de 2014, foi lançado o estudo quantitativo.

O objetivo dos estudos é mostrar as características comuns e as lições de escolas que, mesmo em condições adversas, conseguem garantir o aprendizado dos alunos.

No portal do QEdu está disponível uma apresentação do estudo; a íntegra para leitura e pesquisa você encontra aqui.

O estudo identifica quatro estratégias-chave usadas por escolas que obtiveram sucesso ao implementar mudanças. Entre elas, destacamos duas que apresentam sinergia com a proposta Comunidade de Aprendizagem:

4.3 Enfrentar resistências com o apoio de grupos comprometidos

Enfrentar resistências, especialmente no começo, é inerente a reformas. O que a experiência mostra, no entanto, é que algumas poucas pessoas comprometidas com o projeto são capazes de multiplicar as ideias e puxar o grupo na direção das mudanças. (p.23)

4.4 Ganhar o apoio de atores de fora da escola

Uma estratégia utilizada pelas escolas para garantir o sucesso das medidas implementadas foi buscar apoio e mobilizar grupos de fora da escola em prol do aprendizado dos alunos. Do prefeito aos pais, passando pela comunidade no entorno da escola e até por empresas, muitos atores foram envolvidos no processo de mudanças. Em maior ou menor grau, eles também assumiram responsabilidades pelo aprendizado dos alunos e ajudaram a dar legitimidade às reformas nas escolas. (p.25)

Ressaltamos, ainda uma das conclusões do estudo: “Um dos componentes para o sucesso destas escolas ficou muito claro: o cuidado com a implementação. Ele é tão importante quanto as práticas que a escola escolhe implementar”.

A Fundação Lemann é parceira em alguns projetos do Instituto Natura.

Por Maria Julia Bottai

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!