01/04/2020
Comunidade de Aprendizagem diante do Coronavírus (Covid-19)
Nós da Equipe de Comunidade de Aprendizagem estamos aqui para prestar nosso apoio e solidariedade nesse momento difícil pelo qual todas e todos estamos passando. Mais do que nunca, precisamos nos unir e nos apoiar. E, acreditando que Comunidade de Aprendizagem pode e deve contribuir, escrevemos esse texto.
Comunidade de Aprendizagem é um projeto realizado dentro das escolas, mas que tem como objetivo maior a diminuição das desigualdades sociais. Dessa forma, é um projeto que tem seu foco na atenção e atendimento a todos e todas respeitando as diferenças e, principalmente, garantindo a equidade.
Com os princípios da Aprendizagem Dialógica e as Atuações Educativas de Êxito podemos ajudar e apoiar muito nessa situação tão delicada e inédita que estamos vivendo, com ações de cunho social e/ou educativas.
O princípio da Solidariedade se sobressai nesses momentos de tensão. Seja para ajudar uma pessoa em situação de risco, seja para confortar uma pessoa angustiada, ou para trabalhar na linha de frente atendendo pessoas doentes. Estamos aprendendo e tendo a oportunidade de vivenciar amplamente este princípio.
Também não podemos negar o quanto essa pandemia escancara os lugares de privilégio e a desigualdade econômica, social e educacional de nosso país. Falar sobre a importância de ficar em casa e de ter boa e constante higiene para quem convive com condições precárias de moradia e saneamento básico, falar de aulas virtuais para quem depende da merenda escolar para se alimentar. Será que faz algum sentido? O princípio da Criação de Sentido, que discutimos dentro do cotidiano escolar, se faz urgente mais do que nunca.
Além dele, a desigualdade latente nos faz pensar na questão da equidade, tão central nas escolas de CA. Se no dia a dia escolar nosso desafio é que todas e todos aprendam muito, no atual momento nosso desafio é garantir que a totalidade de estudantes, agora em suas casas, tenha igual acesso àquilo que for proposto pela escola.
Considerando que grande parte dos estudantes brasileiros não têm acesso à internet em casa, não basta transferir conteúdos de aulas para uma linguagem digital. É preciso elaborar e construir medidas que contemple as diferentes realidades vividas nas comunidades, e que não contribuam para acirrar ainda mais as desigualdades já existentes.
Outro tema que Comunidade de Aprendizagem nos convida a pensar, apoiada por autores como Vygotsky, Paulo Freire e Habermas, é a interação como chave para a aprendizagem. Mas será que interação só acontece na escola? As interações, naturalmente, estão presentes em casa, nas relações entre crianças e seus familiares, e podem ser transformadoras se possibilitarem compartilhamento e diálogo.
Familiares não precisam ocupar o papel pedagógico de professoras(es) para contribuir com o desenvolvimento de seus filhos. O princípio da Inteligência Cultural destaca justamente a importância de reconhecermos os saberes e as inteligências que os todos nós construímos ao longo de nossas vidas e que podem e devem ser compartilhados nas relações familiares. Quantas coisas deixamos de fazer por falta de tempo ou de oportunidade e esquecemos ou não acreditamos que sabemos? Quantos conhecimentos já temos construído e podemos resgatar e apresentar às crianças?
Interação e diálogo são duas palavras-chave para Comunidade de Aprendizagem. Mas será que conseguimos construir e estabelecer diálogos igualitários sem sairmos de nossas casas? É possível dialogar à distância?
Com relação às Atuações Educativas de Êxito, propomos aqui algumas ideias que foram compartilhadas entre formadores do Brasil e dos países da América Latina que implementam Comunidade de Aprendizagem e que têm como objetivo apoiar e contribuir com os trabalhos que as redes de educação vêm desenvolvendo juntamente com suas unidades escolares.
Vamos inaugurar uma nova forma de realizarmos a mais popular das Atuações Educativas de Êxito: a Tertúlia Dialógica. Em tempos de isolamento podemos desenvolver essa prática virtualmente. Uma atividade prazerosa e muito educativa que pode contribuir com a formação dos profissionais da educação (tertúlia pedagógica) e oferecer momentos de descontração e aproximação da cultura clássica universal (tertúlias literárias, artísticas ou musicais) a todos, adultos e crianças.
A vulnerabilidade na qual se encontram muitas famílias, seja por falta de saneamento básico, de alimentação, de violência doméstica, de acesso a informações confiáveis nos leva a pensar que as Comissões Mistas, presentes e muito potentes nas escolas de CA, podem ser acionadas e acompanhar a situação da comunidade da sua escola, mapeando as famílias que estão precisando de alguma ajuda, orientação ou cuidado especial, e se comunicando com toda a rede para que possam auxiliá-las.
Para isso, é importante que as secretarias mantenham disponíveis diferentes canais de comunicação (whatsapp e e-mail, por exemplo) para receber as solicitações recolhidas pela Comissão e encaminhá-las aos setores responsáveis.
A equipe de Comunidade de Aprendizagem também está trabalhando para realizar formações à distância, através das plataformas disponíveis, e compartilhar conhecimento capazes de para auxiliar as equipes técnicas de Educação. Lembramos também que os oito módulos do curso EAD estão disponíveis online e podem ser oferecidos às redes como estratégias formativas.
Serão tempos difíceis, mas queremos, acima de tudo, nos colocarmos à disposição. Seguiremos trabalhando para contribuir com o que for necessário para cada uma das diferentes realidades educacionais e acreditando que Comunidade de Aprendizagem pode servir de instrumento para transformarmos as dificuldades, tão presentes e exigentes que estamos vivendo, em possibilidades.
Um forte abraço,
Equipe Comunidade de Aprendizagem Brasil