19/03/2015
Colégio Nazaret, primeira Comunidade de Aprendizagem no Chile
Localizado em Alto Hospicio, província de Iquique, uma das comunidades mais vulneráveis do Chile, o Colégio Nazaret é o primeiro do país a tomar a decisão de tornar-se uma Comunidade de Aprendizagem.
Antes da decisão, a comunidade educativa da escola passou pela fase de sensibilização, que contou com a presença da doutora Rosa Valls, subdiretora do CREA (Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas de Superação das Desigualdades), da Universidade de Barcelona. Tanto a equipe de gestão como os professores da escola estão extremamente animados e cheios de energia para realizar o processo de transformação.
“O Colégio Nazaret (Nazaret etimologicamente significa ‘flor que cresce no deserto’) está rodeado de deserto por todos os lados, mas sabemos que o valor de uma comunidade é representado por seu trabalho acumulado”, afirmou o diretor Sergio Trujillo Orth em e-mail onde confirma a decisão tomada pela comunidade. “Após a sensibilização e um processo de muita reflexão, com responsabilidade, em que cada setor da nossa escola compartilhou seus medos, temores e expectativas, decidimos que realmente queremos ser A FLOR QUE CRESCE NO DESERTO, decidimos ver o deserto como a oportunidade de encontrar um oásis. Estamos convencidos de que a Comunidade de Aprendizagem com suas Atuações Educativas de Êxito são uma verdadeira forma de transformação social e educacional. Recordando o Arcebispo Hélder Câmara que disse: ‘Quando sonhamos sozinhos é só um sonho, quando sonhamos juntos é o começo de uma realidade’. Nos aventuraremos nesta viagem chamada Comunidade de Aprendizagem”, concluiu o diretor.
Além do Colégio Nazaret, a comunidade do Liceo República de Brasil, de Santiago de Chile, também participou da sensibilização e está em fase de tomada de decisão. O Diario El Mercurio, um dos principais jornais em cobertura e relevância do Chile, deu destaque às sensibilizações realizadas e ao interesse que Comunidade de Aprendizagem está despertando no país em matéria publicada no último dia 16 de março.