Atuações Educativas
de Êxito

Grupos Interativos

Grupos Interativos são a forma de organização de aula que, até o momento, têm conseguido gerar os melhores resultados. Consiste no agrupamento de todos os alunos de uma classe em subgrupos de quatro ou cinco jovens, da forma mais heterogênea possível no que diz respeito a gênero, idioma, motivações, nível de aprendizagem e origem cultural.

Cada um dos grupos é tutorado por uma pessoa adulta da escola ou da comunidade e seu entorno, que, voluntariamente, entra em aula para favorecer as interações.

O professor prepara um número de atividades relacionado à quantidade de subgrupos na classe. As atividades mudam a cada 15 ou 20 minutos. Os alunos resolvem as atividades interagindo entre si por meio de um diálogo igualitário. É responsabilidade dos adultos assegurar que todos do grupo participem e contribuam solidariamente com a resolução da tarefa. A formação de grupos interativos faz com que as interações se multipliquem e sejam diversificadas, e que todo o tempo de trabalho seja efetivo.

É, portanto, uma forma de agrupamento inclusivo, que melhora os resultados acadêmicos, as relações interpessoais e a convivência.

Avançar