Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?
Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuarFases de transformação
Fases de transformação
Os resultados, claro, não surgem da noite para o dia é preciso que a escola e a comunidade passem por uma série de etapas para que a Comunidade de Aprendizagem atinja seu objetivo maior: o da transformação educacional e social. Essas fases são as seguintes:
Sensibilização
Tudo começa com a formação científica de toda a comunidade envolvida no processo educacional – uma preparação que deve acontecer de forma intensiva.
É o momento de realizar uma reflexão profunda sobre as práticas que dão mais resultado. Também é a hora de fazer uma análise detalhada sobre as condições atuais da escola – de identificar forças e deficiências para determinar as ações necessárias para a inclusão social e o sucesso acadêmico.
Tomada de decisão
É quando se toma a decisão definitiva: a escola vai se transformar em uma Comunidade de Aprendizagem. Uma decisão que exige diálogo constante com toda a comunidade envolvida, consenso e o compromisso de todos.
O próprio processo de decisão é um exercício de formação para uma prática mais democrática e comunitária.
Sonhos
Chega a hora em que toda a comunidade educativa (estudantes, professorado, familiares, equipe gestora, agentes sociais) sonha com a escola que desejam para o futuro. É um processo apaixonante e criativo, que cada escola realiza e representa de maneira diferente. Um momento importante, porque pressupõe o início da transformação.
Seleção de Prioridades
É quando se decidem quais são as prioridades mais urgentes, os sonhos mais relevantes e compartilhados por toda a comunidade. Esta fase vai acompanhada de uma reflexão sobre a realidade social da escola e seu entorno: quais são os recursos que existem à disposição?
Planejamento
É o momento de desenhar o caminho a percorrer entre a realidade e o sonho. Também de formar as comissões mistas de trabalho que tornarão isto possível através da implementação das Atuações Educativas de Êxito. Tudo a partir de uma assembleia da qual devem participar pessoas e representantes de toda a comunidade.