Atuações Educativas
de Êxito

Formação de Familiares

A oferta de formação das escolas se abre não somente aos alunos e professores, mas também às famílias. A Formação de Familiares se orienta, de um lado, pelo conhecimento e a participação nas Atuações Educativas de Êxito e, por outro, para responder aos interesses e necessidades de formação das próprias famílias.

A escola oferece, assim, espaços e programas de formação, mas são os próprios pais que decidem (normalmente por meio de uma comissão mista) o quê, como e quando desejam aprender.

Por que é importante a formação dos familiares? Para dar uma resposta imediata a suas necessidades e provocar uma transformação de suas condições de vida. E também porque o Includ-ed concluiu, entre outras descobertas, que o resultado acadêmico de crianças e adolescentes não depende tanto do nível acadêmico alcançado previamente pelas famílias, mas sim dos pais também estarem em um processo de formação enquanto seus filhos estão na escola. Isso aumenta o sentido, as expectativas e o compromisso com a importância da educação.

Avançar