O fórum Comunidade de Aprendizagem

A sua escola tem grêmio de estudantes ou representantes de classe? Eles estão participando da discussão a respeito dos conflitos na sua escola? Como está sendo essa experiência? (...)

A sua escola tem grêmio de estudantes ou representantes de classe? Eles estão participando da discussão a respeito dos conflitos na sua escola? Como está sendo essa experiência? / ¿Tiene su escuela gremio de estudiantes o representantes de clase? ¿Están ellos participando de la discusión respecto a los conflictos en su escuela? ¿Cómo está siendo esa experiencia?

Lucas Botelho de Almeida 11/04/2017 19:51:50

Sim, nossa escola tem líderes de turmas onde mensalmente participam das reuniões com a gestão escolar e fazem esta conexão entre todos os envolvidos . É uma escola de ensino fundamental onde os alunos são autônomos, atuantes em todas as decisões. Somos a escola da escolha e sinto bastante orgulho em fazer parte desta equipe. E este curso foi bastante relevante para mim. Parabéns

Antonia Nair Cléa - 30/08/2017 11:52

Antonia Nair Cléa Santos Sim, nossa escola tem líderes de turmas onde mensalmente participam das reuniões com a gestão escolar e fazem esta conexão entre todos os envolvidos . É uma escola de ensino fundamental onde os alunos são autônomos, atuantes em todas as decisões. Somos a escola da escolha e sinto bastante orgulho em fazer parte desta equipe. E este curso foi bastante relevante para mim. Parabéns

Antonia Nair Cléa - 30/08/2017 11:53

Sim, nossa escola tem Grêmio Estudantil, e sua atuação é bem presente na escola

Maria Liduina da Silva Simão - 10/10/2017 10:27

Sim, nossa escola tem Grêmio Estudantil, e sua atuação é bem presente na escola

Maria Liduina da Silva Simão - 10/10/2017 10:27

Sim, nossa escola tem Grêmio Estudantil, e sua atuação é bem presente na escola

Maria Liduina da Silva Simão - 10/10/2017 10:27

Sim, temos grêmio e esse tem sido bem atuante. Logo no início do semestre, poe sermos uma escola em tempo integral, os conflitos se intensificam, as relações são fortes e assim tivemos muitos problemas, principalmente com turmas de uma mesma sala. O Núcleo gestor conversou com esses em grupo, individualmente e não conseguimos um bom resultado. Foi ai que o grêmio resolveu entrar em ação e realizou com cada sala de aula, rodas de conversas, onde os alunos expuseram suas opiniões, problemas vivenciados e angústias. Pudemos perceber claramente uma melhora nessas salas de aulas: os conflitos diminuiram e muitos puderam entender seus colegas a partir de suas falas.

Adriane Macedo de Sousa - 28/10/2017 11:03

Sim. Nossa escola tem grêmio. E contamos também com a participação dos monitores. E, juntamente com os líderes são parceiros desde a conservação e cuidado com os ambientes até os conflitos existentes. Muito boa a participação dos nossos alunos.

FRANCISCA ANTERO DE SOUSA PINHEIRO - 01/11/2017 13:21

Tem sim. Temos grêmio e monitores. Quando estamos com problemas , chamamos a todos para resolver e participar das soluções.

Maria Glaucia Ribeiro de Lucena - 07/11/2017 20:39

O protagonismo na nossa escola é muito expressivo, os líderes de turma atuam como mediadores de conflitos e cooperam para uma boa convivência escolar. Já o Grêmio tem um papel mais focado na qualidade educativa, reinvindicando e exigindo melhorias no processo ensino aprendizagem! Ah! Sem esquecer que eles se ocupam da parte cultural e artística dando um toque pessoal no que se diz respeito a descontração de todos.

Pedro Ferreira dos Santos Júnior - 12/11/2017 21:55

Nossa escola ainda não possui Grêmio Estudantil.

Tereza de Jesus da Silva Rosa - 15/11/2017 22:52

Nossa escola possui dois representantes por sala, mas a função dos mesmos é a de auxiliar o professor como um intermediário buscando e levando materiais.

Tereza de Jesus da Silva Rosa - 15/11/2017 22:56

Sim, a resolução de muitos conflitos são resolvidos com o diálogo proporcionado pelos membros do grêmio estudantil, no momento em que socializamos esses problemas e pedimos apoio ao grêmio e a família.

GUILHERME COSTA - 13/12/2017 22:26

Tenemos organizado lo que son los lideres de escuela, entre ellos los brigadieres y sobre todo los fiscales escolares, se les está implementando desde el departamento de psicopedagogía la estartegia de mediación de conflictos donde ellos sean los agentes de intervención en caso de conflictos y hagan el papel de mediadores con los protocolos sugeridos y sobre todo con el acompañamiento de los tutores y el coordinador de tutoria; deben conocer el reglamento interno y algunos lineamientos de la intervención de conflictos en IIEE

JUAN FLORES RODRIGUEZ - 08/05/2018 22:11

Sim, minha escola tem grêmio estudantil atuante e estamos no processo de desenvolver o protagonismo para a resolução de conflitos. Por enquanto eles fazem reuniões quinzenais com a gestão escolar e os coordenadores. Todas as salas tem seus líderes que também participam destas reuniões. Todos participam na tomada de decisões dentro da escola.

Ana Andréa Costa de Souza Dalloul - 21/05/2018 19:37

A escola ainda não existe grêmio estudantil e sim conselho escolar que ampliada com a participação de diversos membros da comunidade tentam exercitar no conjunto da escola a resolução de conflitos. Percebe-se de forma bem gritante que ainda permanece como forma de resolução destes conflitos ou atos violentos no interior da escola, a punição e ainda pouco exercício do diálogo como forma de mediar os conflitos. Precisamos repensar esta ótica.

EDINEI MESSIAS ALECRIM - 30/12/2018 19:05

A maioria das nossas escolas não têm os grêmios estudantis, apesar de todos os gestores e gestoras escolares concordarem que estes são mecanismos necessários ao processo de uma gestão democrática.

Adalva Maria Nascimento Silva de Almeida - 03/04/2019 12:18

A escola tem grêmio estudantil atuante, sim. Cada sala possui um representante e os temas a serem abordados durante o período são manifestação dos anseios e necessidades do alunado. No início do ano letivo os pais, bem como funcionários foram ouvidos e inteirados do Projeto Político Pedagógico.

Rose Pinto - 06/05/2019 14:49

Si nuestra Liceo tiene líderes que asisten a reuniones de administración escolar, planificación de futuras actividades y reflexión sobre temas importantes que sean de interés para el resto de los estudiantes.

Carolina de los Angeles Araneda Calderón - 24/07/2019 14:18

Nossa experiência na Gerência Regional de Educação Vale do Capibaribe - Limoeiro PE é ter nossas escolas com Grêmios Estudantis devidamente constituídos. Sua atuação é em parceria com a equipe gestora, como Órgão Colegiado dinâmico. De forma bem elementar eles participam, porém agora, após conhecermos esta Comunidade de Aprendizagem estamos iniciando na multiplicação das ideias e ativação desta proposta.

Kátia Cristina de Araújo Morais Sobral - 07/10/2019 15:52

Temos líderes e vice líderes que participam ativamente da escola.

Andre Gustavo Silva Braga - 24/11/2019 22:33