Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

25/05/2017

Eventos 2017

Segunda edição da Certificação de CA foi realizada no Chile com participantes de seis países

Segunda edição da Certificação de CA foi realizada no Chile com participantes de seis países

48 representantes do México, Colômbia, Equador, Peru, Argentina e Chile iniciaram a Certificação Internacional de Formação de Formadores em Comunidade de Aprendizagem, uma iniciativa do Instituto Natura, CREA (Universidade de Barcelona) e NIASE (Universidade Federal de São Carlos, Brasil) certificada pela Universidade Adolfo Ibáñez, com apoio técnico do Focus.

No primeiro módulo de formação, que ocorreu entre 8 e 12 de maio em Santiago (Chile), os participantes refletiram sobre o papel do formador de Comunidade de Aprendizagem (CA), aprofundaram seus conhecimentos nas bases teóricas e científicas de CA e trocaram experiências sobre a implementação do projeto nos diferentes países da América Latina e Espanha.

A Certificação de CA é uma das principais estratégias de formação da Rede de implementadores do projeto na América Latina. “Além de permitir o aprofundamento nos princípios da aprendizagem dialógica, as fases de transformação e as atuações educativas de êxito, é um espaço riquíssimo para a formação de vínculos e redes entre as pessoas e organizações dos sete países que hoje compõem a Rede”, assinala Jonas Waks, coordenador regional de Comunidade de Aprendizagem do Instituto Natura.

A formação permitiu conhecer a realidade multicultural da educação na América Latina. Neste ano incorporou a visita a três escolas já transformadas em Comunidade de Aprendizagem no Chile para reforçar a importância de procurar alianças para conseguir levar a aprendizagem dialógica ao interior das escolas. Teresa Izquierdo, gerente técnica do Focus, aliado estratégico da Natura para a implantação do modelo no Chile, qualificou o espaço de formação como uma “oportunidade única de encontro de pessoas que querem transformar a educação, juntas, em rede”.

A certificação contou com a participação de pesquisadores internacionais destacados, entre eles Rocío García Carrión, pesquisadora do Centro Especial de Pesquisa em Teorias e Práticas Superadoras da Desigualdade (CREA) da Universidade de Barcelona; Vanessa Gabassa, representante do Núcleo de Pesquisa e Ação Social e Educativa (NIASE) da Universidade Federal de São Carlos, além de Jonas Waks, coordenador regional de Comunidade de Aprendizagem do Instituto Natura.

Em relação às aprendizagens adquiridas e à experiência vivida, Jorge Sanhueza destacou a importância de renovar as esperanças e compromissos pela educação, particularmente pela das crianças que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, assim como trabalhar pela conquista da qualidade, equidade e coesão social no fazer escolar. Essa foi a conclusão a que esse grupo de formadores chegou depois de uma semana de trocas intensas, reflexões e aprender-fazendo.

No segundo módulo, que será realizado entre 3 e 7 de julho em Santiago, serão entregues as ferramentas necessárias para implementar e acompanhar a transformação das escolas e a prática mediante as Atuações Educativas de Êxito. Durante essa semana também participará CIPPEC, o Centro de Implementação de Políticas Públicas para a Equidade e o Crescimento, da Argentina.

“Vamos para o Módulo 2 com muita vontade de construir uma alternativa educativa que promova a aprendizagem e melhore a convivência nas escolas da nossa região, gerando inclusão e justiça social para as nossas crianças” comentou Jonas Waks.

O projeto Comunidade de Aprendizagem, nascido na Espanha nos anos de 1990 e impulsionado pelo CREA, procura melhorar os resultados da aprendizagem de todas e todos os estudantes e a convivência da comunidade escolar. Impulsionado pela Natura, o projeto encontra-se presente na América Latina desde 2013, somando mais de mil escolas impactadas na região. 

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!