Notícias

"Estou vendo nascer uma nova relação com esses alunos"

23/03/2018


Histórias de Transformação: Eric Camargo, EMEB Antônio Pinto de Campo (Cajamar/SP)

Quando conheceu o projeto Comunidade de Aprendizagem, o professor do Ensino Fundamental, Eric Camargo, participou ativamente das sensibilizações e das discussões das fases de transformação e das comissões mistas: “Me interessei muito pelas Tertúlias, me inscrevi no curso de EaD e fui o primeiro a realizá-lo aqui em minha escola”.

Eric conta que ao desenvolver as Tertúlias Literárias com sua turma de 6º ano, notou uma grande transformação:

“Percebi que eu tinha um jeito um pouco distante de lidar com os estudantes, me concentrava no conteúdo que tinha para passar e não muito mais que isso. Com a Tertúlia, estou vendo nascer uma nova relação com esses alunos, a ponto de eu começar a repensar algumas estratégias nas demais aulas regulares. Estou levando mais em conta os interesses e a opinião deles e o diálogo como ferramenta de aprendizado. Passei a basear mais os conteúdos nas vivências da minha turma e isso fortaleceu muito o meu vínculo com eles, que se mostram mais interessados, mais valorizados e participantes”.

O professor iniciou recentemente um diálogo com uma escola no Chile que está implementando o Comunidade de Aprendizagem. Os alunos brasileiros e chilenos se comunicam através da Tertúlia Dialógica.

“Como estamos lendo “Dom Quixote”, talvez esse livro, que é muito importante na cultura de língua espanhola, possa ser o mote da nossa troca de experiências. Estou muito animado com essas ideias que estão surgindo, sinto novos ares na minha escola, novos espaços de diálogo que vão aos poucos melhorando a aprendizagem dos estudantes”.

 


Esta é uma das histórias de transformação vividas por escolas, personagens que fazem parte da rede Comunidade de Aprendizagem. 

Você conhece alguma história assim? Conte pra gente aqui!

Quer conhecer outras histórias? Clique e acesse a publicação completa!

Deixe seu comentário