Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

09/03/2018

Transformação de escolas AEE nas escolas

"Me chamam até de professora!"


Na foto: reunião da Comissão Mista na EMEB República do Panamá, Cajamar (SP) 

Histórias de Transformação: Elisete Rodrigues, EMEB República do Panamá (Cajamar/SP)

Elisete Rodrigues é dona de casa e, assim como seus dois filhos, também frequenta as aulas na Escola República do Panamá, em Cajamar, São Paulo. Ela é voluntária dos Grupos Interativos e das Comissões Mistas do projeto Comunidade de Aprendizagem e nos conta como tem sido a sua experiência:

"Não faço por obrigação, mas por gostar mesmo. Logo no primeiro dia eu me apaixonei pelo projeto. Um dia antes de ir, eu entro na internet e pesquiso sobre o que será estudado. Quero sempre estar preparada para ajudar os alunos. Quando as crianças sabem que é dia de Grupo Interativo, eles esperam por nós com os olhos brilhando e fora da escola me chamam até de professora. É muito gratificante."

Nas reuniões de pais é muito comum encontrar a dona de casa dando seu depoimento sobre como o voluntariado tem transformado a sua vida e dos alunos. Seu principal objetivo é engajar outros pais e despertar neles o interesse pelo projeto.

“A professora da sala onde atuo como voluntária nos disse que os alunos estão rendendo muito mais, principalmente com relação à leitura. Recentemente houve uma votação, e o que os estudantes mais pediram foi a abertura da biblioteca em período integral”, diz Elisete que já está buscando formas de realizar esse desejo.

Para Elisete, estar entre os voluntários da escola é um privilégio que acabou por transformar a sua relação com os estudos e despertou nela o interesse de voltar a estudar no futuro: “as aulas com formatos diferentes são mais interessantes e aprender passa a ser natural. Não vejo a hora de ver esse projeto ampliado e penso até em voltar a estudar para poder ajudar cada vez mais”.

Esta é uma das histórias de transformação vividas por escolas, personagens que fazem parte da rede Comunidade de Aprendizagem. Quer conhecer outras histórias? Acesse a publicação completa aqui!

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!