Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

23/08/2018

AEE nas escolas

"Estou me inspirando na força de vontade desses adultos!"


Histórias de transformação: Pedro Henrique Marques Moreira, jovem voluntário da EMEB Arthur Natalino Deriggi (São Carlos/SP)

Pedro parece ser ainda muito jovem para, aos 13 anos, ter tanta consciência sobre a importância da educação em sua vida, no entanto, basta conhecer a sua trajetória para entender que a pouca idade só torna a sua história ainda mais transformadora.

“Eu sempre fui um aluno esforçado, aprendi a ler e escrever antes das outras crianças da minha idade. Por não terem tido oportunidade de estudo, meus pais sempre conversavam comigo sobre essa ser a única forma de eu ter um futuro melhor. Eu já tenho um objetivo, que é me tornar arquiteto. Quero um dia poder contribuir para que as pessoas onde eu moro tenham uma moradia digna”.

Foi através de um convite do diretor da Escola Arthur Natalino Deriggi, onde cursa atualmente o oitavo ano, que Pedro conheceu o Projeto Comunidade de Aprendizagem, e resolveu se voluntariar.

“Eu adorei poder ter contato com pessoas mais velhas, pois sinto que sempre é uma troca. Eles me dão experiências de vida que eu só iria adquirir mais para frente. Por exemplo, a Dona Olívia está agora aprendendo a ler e escrever e, quando fui ajudá-la em um grupo interativo, ela me agradeceu e disse o quanto fui importante na vida dela. Descobrimos juntos o significado de superar desafios para alcançar um objetivo maior na vida. Estou me inspirando na força de vontade desses adultos”.

E para o garoto a transformação de vida está apenas no início. A atuação de Pedro como voluntário lhe rendeu uma indicação para cursar o ensino médio em uma escola particular, com bolsa integral.

“O diretor da escola, Osmair, que também é meu professor, reconheceu o meu esforço e procurou uma escola particular para que eu pudesse seguir com os estudos. Ele teve essa iniciativa porque acredita que tenho potencial para disseminar tudo o que tenho aprendido até aqui. A escola e o projeto mudaram a minha vida e eu espero que mude a vida de muito mais pessoas no futuro”.

 


Esta é uma das histórias de transformação vividas por escolas, personagens que fazem parte da rede Comunidade de Aprendizagem. 

Você conhece alguma história assim? Conte pra gente aqui!

Quer conhecer outras histórias? Clique e acesse a publicação completa!

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!