Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

05/09/2014

Eventos 2014 AEE nas escolas

Escolas do nordeste paraense aderem aos Grupos Interativos

Escolas do nordeste paraense aderem aos Grupos Interativos

A Rede de Apoio à Educação (RAE) promoveu nesta semana um encontro em Belém, PA, com 27 Secretarias Municipais de Educação do nordeste paraense (NEPA).

O encontro, que ocorreu de 2 a 4 de setembro, teve como objetivo integrar e fortalecer as ações educacionais dos municípios, através da troca de experiências e formação.

A programação incluiu a apresentação do projeto Comunidade de Aprendizagem aos participantes, com ênfase nos Grupos Interativos (uma das sete Atuações Educativas de Êxito) como alternativa para combater os baixos índices de aprendizagem em matemática – um dos principais problemas identificados em diagnóstico feito pela RAE na região.

A proposta teve ótima recepção por parte dos presentes, que se entusiasmaram com os resultados já demonstrados por esta AEE, e com o fato de que sua implementação não envolve custos materiais, e sim a mobilização de recursos humanos já existentes na escola e na comunidade.

“Fiquei feliz demais com essa nova proposta dos Grupos Interativos da Comunidade de Aprendizagem”, afirmou Dilvane Freitas, técnica da Secretaria de Educação do município de Bujaru, PA, e formadora local do projeto Trilhas. “Com certeza vai fazer a diferença, pois esse momento de interação, com a presença de voluntários, significará um apoio a mais aos alunos. Se tem dado certo em outros lugares, com certeza vai dar certo no meu município também.”

A partir de agora, as secretarias de educação dos 27 municípios participantes do encontro começarão a implementar Grupos Interativos nas aulas de matemática em algumas escolas de suas redes. Estão programados outros dois encontros, até o final do ano, para acompanhamento desta implementação por parte da equipe do Instituto Natura. 

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!