Notícias

Como planejar Grupos Interativos de Matemática?

12/07/2018

Como planejar Grupos Interativos de Matemática?

Novo documento disponível na biblioteca do portal traz dicas e exemplos práticos para auxiliar o trabalho docente

Discutir, comparar, argumentar, buscar soluções, validar estratégias em conjunto. Tudo isso pode ser estimulado durante as aulas de matemática por meio dos Grupos Interativos (GIs). Mas, para garantir a qualidade das interações entre estudantes, a escolha adequada das atividades é essencial.

Após realizar um ciclo de oficinas em escolas da rede de Comunidade de Aprendizagem, as educadoras Ana Elisa Zambon e Simone Azevedo prepararam um material para auxiliar o trabalho do professor ou professora na condução de Grupos Interativos de Matemática, focando especialmente em critérios para seleção das atividades que favoreçam as interações.

Quais são as atividades de matemática que favorecem a interação entre os alunos? Quais características uma atividade precisa ter para favorecer essas interações? Afinal, dentre as atividades trabalhadas cotidianamente em sala de aula, quais podem potencializar uma ação de GI?

O documento organizado pelas educadoras discute os critérios para orientar esta escolha a partir de exemplos práticos. Acesse o material completo na biblioteca do portal.

 

Grupo Interativo

O Grupo Interativo é uma Atuação Educativa de Êxito que tem como princípio o agrupamento de alunos de uma mesma turma em subgrupos heterogêneos. Cada grupo realiza, dentro de um tempo determinado, uma atividade preparada pelo professor ou professora.

A cada período de tempo, que varia de 15 a 20 minutos, os subgrupos trocam de atividades até que todos tenham contato com todas elas. O objetivo dessa ação é que haja, por intermédio de voluntárias ou voluntários, a potencialização da interação entre estudantes, buscando garantir a colaboração e a troca de conhecimentos entre todos. Para saber mais, consulte nosso Caderno Formativo.

 

 

Deixe seu comentário