O fórum Comunidade de Aprendizagem

Você nota benefícios da participação da comunidade em sua escola? Quais? / ¿Nota usted beneficios de la participación de la comunidad en su escuela? ¿Cuáles?

Você nota benefícios da participação da comunidade em sua escola? Quais? / ¿Nota usted beneficios de la participación de la comunidad en su escuela? ¿Cuáles?

Lucas Botelho de Almeida 13/04/2017 17:26:12

Sim, vemos que tendo a participação dos pais na unidade escolar, isso gera uma confiança maior no trabalho dos professores e todos envolvidos na escola, com isso podemos ter um contato direto com os pais tornando a interação professor e aluno mais fácil devido aos pais sempre estarem cientes dos fatos ocorridos na escola.

Lucelia da cruz - 01/06/2017 19:55

La responsabilidad de educar recae en los tres actores principales, padres de familia, docentes y comunidad en general, ya que es necesario llevar bases sólidas en valores familiares, donde la escuela se encargara de reafirmar esos compromisos y enrumbar los procesos educativos del estudiante, que de hecho se potencializará con el apoyo de la comunidad para que los alumnos puedan desarrollar eficasmente sus destrezas.

JOSÉ FABRICIO BERMEO PINOARGOTE - 14/06/2017 11:38

Bem, apesar da pouca participação da comunidade na escola, percebo que a mesma tem zelo pela escola dos seus filhos; sugerem algumas ideias de como trabalharmos os intervalos e ajudam mais os filhos em casa; interagem mais com os professores e gestores.

Maria Luzineide Fernandes Barbosa - 18/06/2017 11:07

La poca participacion de grupos familiares, es bueno reconocer como la comunidad de aprendizaje logra afianzar tejiendo puentes, en el estudiantado en general como tambien de las familias

ESMÉLIDA GALIXIA SUÁREZ ORRALA - 20/07/2017 22:19

Es responsabilidad de los padres de familia, como tambien de la comunidad crear cursos de formacion para las personas que quieran concluir sus estudios, como tambien crear nuevos cursos que le ayuden a la colectividad en general a mejorar sus vida familiar con las tecnicas aprendizaje

ESMÉLIDA GALIXIA SUÁREZ ORRALA - 20/07/2017 22:29

Os desafios enfrentados pela gestão escolar são tão diversos que só somando esforços e implementando o coorperativismo é que pode-se minimizar problemas que dificultam a aprendizagem. Uma ferramenta que pode dar excelente resultado é aproximar a família das ações da escola. Compartilhar deveres e situações da escola através de conselhos, comissões ou menos encontros regulares têm reflexo positivo, pois ratifica a co-participação da comunidade no compromisso de intensificar o processo ensino aprendizagem.

Pedro Ferreira dos Santos Júnior - 30/09/2017 11:20

Sabemos que a participação da comunidade ainda é um grande desafio para a escola pública, mas com a socialização do projeto Comunidade de Aprendizagem em uma reunião proporcionada pela direção foi apresentada a proposta de adesão na qual ficou acordado outros momentos para discussão e aprofundamento da proposta. Acredito que teremos mais envolvimento da comunidade na próxima de reunião com representantes dos demais seguimentos.

GUILHERME COSTA - 13/12/2017 22:17

La participación de las familias está aún no en su totalidad y se nota en el apoyo de sus hijos.

24410388 - 21/12/2017 19:45

Sim, muitos benefícios na aprendizagem das crianças, com a participação da família podemos definir muitos obstáculos que geram dificuldades e desânimos para com o estudo, desde a falta de um lápis no material de estudo do aluno até às realizações de tarefas conjuntas e individuais, além das responsabilidades individuais dessas crianças.

Itagiba Martim Bianco Filho - 31/12/2017 15:00

Sim, é muito importante a participação dos pais na escola, o próprio aluno sente-se mais valorizado e os professores também, melhorando auto estima de todos os envolvidos, neste sistema o aluno tem mais vontade de aprender de uma forma dinâmica e lúdica, melhorando seu aprendizado em todos os sentidos.

MARIA VALDIRENE PRETO MARTINS - 12/02/2018 21:43

Que buena alternativa real de participación de toda la comunidad, sin discriminación educativa ni clasista, que permita el crecimiento acorde a las necesidades y sueños de todos y no de los caprichos o pensamientos o sueños de un grupo que aunque tenga intereses constructivos no favorecen las realidades de la comunidad educativa y local.

José David Castaño Rojas. - 28/03/2018 13:27

Infelizmente minha escola ainda está deixando muito a desejar com relação a possibilitar a comunidade participar do cotidiano escolar. Creio que estamos no primeiro passo ainda. Contudo, vejo com esperança que poderemos construir novos caminhos de parceria entre a escola e comunidade.

MERVAL SANTOS DE OLIVEIRA - 24/05/2018 11:16

Vivir en una comunidad pequeña permite que el vínculo entre escuela y comunidad sea continuo. La mayoría de las actividades propuestas están dirigidas a fortalecer esta relación. El propósito fundamental es lograr el compromiso de nuestros niños con el pueblo para formar futuros ciudadanos responsables del lugar dónde conviven.

27838995 - 29/05/2018 20:11

Si se notan grandes cambio con la ensenanza desde basica

Dennis Ronaldo Largacha Piguave - 08/06/2018 20:30

A minha escola precisa melhorar nessa dimensão, pois a comunidade não tem grande participação na escola . Mas percebo também que a comunidade tem de ser motivada a participar porque o líder da escola deve ser a pessoa aberta para diálogo com as pessoas e ser consciente que a comunidade é importante para obter avanços. A comunidade necessita conhecer a importância que tem mas também ser ativo na para críticas com argumentos precisos através do diálogo igualitário.

MARIA DE LOURDES DA SILVA ANTONIO - 22/06/2018 22:11

si se observarían grandes cambios justos y considerando importancia de tomar en cuenta los derechos a una educación solidaria y de respeto a si mismo y hacia los demás.

Martha Pérez Ocampo - 06/07/2018 01:08

Na minha escola a participação da comunidade é rara, percebo que para que houvesse melhores transformações precisa haver a participação de toda equipe escola em conjunto com a comunidade.

Neusa Gois Watanabe - 26/07/2018 21:18

Hola buenos días a todos, quería comentar que la experiencia que tuve como docente de la modalidad de educación especial en discapacidad intelectual con un grupo de alumnos de la Formación integral (cuyas edades oscilan entre los 14 y 22 años) fue muy positiva. Como todavía no llegaron a nuestra escuela los libros solicitados comencé trabajando con un fragmento de Graciela Montes "Historia de un amor exagerado". La selección de este tipo de texto se realizó debido a que el grupo con el que trabajo está atravesando la etapa de la adolescencia y están todos enamorados. Pudieron a partir de esta lectura vivenciar a través de un diálogo compartido con respeto, situaciones particulares que los angustian como situaciones de inferioridad con respecto a otros, amores no correspondidos.... La primer experiencia de tertulia fue altamente positiva y muy significativa para el grupo,

22345024 - 25/08/2018 09:15

E de grande importância a participação da família e comunidade na escola, graças a Deus a escola que eu trabalho já conta com esse apoio

Carmem Edimê Silva Barroso - 07/10/2018 17:29

Na escola que trabalho, ainda não é visível a participação da comunidade nas atividades escolares, porem se espera que essa esteja incluída em maior numero de pessoas.

José Luis Souza da Silva - 13/10/2018 09:23