O fórum Comunidade de Aprendizagem

Quais estratégias a escola tem utilizado para prevenir os conflitos? / ¿Qué estrategias está utilizando la escuela últimamente para prevenir los conflictos? ¿Cómo evalúan ustedes esas estrategias para mejorar la convivencia en la escuela?

Quais estratégias a escola tem utilizado para prevenir os conflitos? / ¿Qué estrategias está utilizando la escuela últimamente para prevenir los conflictos? ¿Cómo evalúan ustedes esas estrategias para mejorar la convivencia en la escuela?

Lucas Botelho de Almeida 11/04/2017 19:50:06

Conversar em primeiro com os alunos e tentar resolver e apos chamar os pais

ANA PAULA DA FONSECA RODRIGUES - 17/04/2017 10:46

Conversar em primeiro com os alunos e tentar resolver e apos chamar os pais

ANA PAULA DA FONSECA RODRIGUES - 17/04/2017 10:47

Conversar em primeiro com os alunos e tentar resolver e apos chamar os pais

ANA PAULA DA FONSECA RODRIGUES - 17/04/2017 10:48

A estratégia que a nossa escola utiliza é a busca constante da resolução das dificuldades com o diálogo .

Maria Gorete Dos Santos Neta - 11/06/2017 12:47

Fico muito feliz por perceber que a forma como tenho me posicionado diante dos conflitos não esteja tão distante dos apresentados na aprendizagem dialógicas. Muitas vezes, sou mal interpretada, pois colegas acham que eu , como gestora, devia ser mais rígida, utilizar do poder para amedrontar e assim construir um ambiente mais propício para aprendizagem. Para mim, considero correto o diálogo, o ouvir, conhecer um pouco sobre a vida e o que pensam os jovens. Trabalho na linha da credibilidade, não gosto de suspender, de transferir ou punir. Tento incentivá-los a serem melhor, a mostrar suas habilidades, a acreditar na mudança. Posso garantir, que esse ano, 2017, mesmo sendo uma Escola de Tempo Integral, onde as relações se intensificam, não houve, nenhum conflito que não pudesse ser resolvido. Não houve nenhuma violência física, não houve nenhuma transferência. Trabalhamos para que a convivência seja sadia e isso começa com um clima favorável entre os adultos: pais, funcionários e professores.

Adriane Macedo de Sousa - 28/10/2017 11:12

Primeiramente a equipe gestora conversa com as partes envolvidas. Quando o assunto é muito grave os pais são convocados. O aluno leva uma advertência dependendo do caso uma suspensão.

Tereza de Jesus da Silva Rosa - 15/11/2017 23:07

Criação de um Código de Ética na escola que foi elaborado coletivamente e é conhecido por todos.

Lidane da Costa Ramos - 03/12/2017 17:45

Las estrategias que se vienen implementando son los de mediación escolar, através de los fiscales escolares se está interviniendo y se convierten en veedores y denunciantes de cualquier hecho de violencia y al mismo tiempo estos intervienen en hechos menores y hacen el papel de mediadores; a demás tenemos un comité de tutoria que aborda los problemas de conflicto escolar que son graves y se registran en el cuaderno de incidencia y se citan a los padres de familia y con ellos se entra en proceso dialogico para ver las soluciones del caso.

JUAN FLORES RODRIGUEZ - 12/05/2018 00:06

Primeiramente o aluno é chamado a conversar com seu tutor, em seguida com a coordenação e se ainda for necessário com a direção. Há uma folha de ocorrência que todos os professores utilizam para os registros de transgressões e essas fichas ficam arquivadas na pasta do aluno na coordenação. Quando pais ou outros professores precisam, tem acesso à mesma.

Ana Andréa Costa de Souza Dalloul - 21/05/2018 19:43

Boa tarde a todos e todas Infelizmente, as nossas escolas, de modo geral, ainda resolvem seus conflitos por meio do modelo Disciplinar. São raríssimos os casos onde se usa o modelo Dialógico.

Adalva Maria Nascimento Silva de Almeida - 15/04/2019 15:47

Se ha hecho mucho énfasis en cada una de las aulas sobre charlas del buen vivir conjuntamente con el análisis de valores en la sociedad y sobretodo como debemos ponerlos en practica en cada una de nuestras actividades diarias.

MARIA LUISA SUNTAXI VASCONEZ - 13/05/2019 10:48

La solución de conflictos de evalúa acorde a las actitudes y respuestas de los estudiantes frente a experiencias adversas, se realiza un estadística conjuntamente con el Departamento de Inspección para que ellos nos proporciones a los docentes las estadísticas de los llamados de atención a los alumnos por actos de violencia o indisciplina.

MARIA LUISA SUNTAXI VASCONEZ - 13/05/2019 11:02

Se ha hecho mucho énfasis en cada una de las aulas sobre charlas del buen vivir conjuntamente con el análisis de valores en la sociedad y sobretodo como debemos ponerlos en practica en cada una de nuestras actividades diarias.

MARIA LUISA SUNTAXI VASCONEZ - 13/05/2019 11:03

Siempre es importante generar espacios y tiempos para poder realizar reflexiones y análisis de problemáticas que puedan aquejar a los estudiantes , fortaleciendo y estregando estrategias para mejorar el clima escolar a través de talleres en el aula y actividades que permitan compartir entre las personas que participan del aprendizaje de los jóvenes.

Carolina de los Angeles Araneda Calderón - 24/07/2019 14:00

Escola de Educação Infantil, sempre conversamos com as crianças e por serem muito pequenas, conversamos com as famílias para que entendam que estão na fase de desenvolvimento e que os conflitos fazem parte do amadurecimento e conhecimento de si e do outro para que sejam protagonistas de suas ações entendendo que o outro também tem sentimentos e que serem amigos é o melhor caminho.

ENI VOLTOLINI MUÑOZ - 28/09/2019 14:58

Diálogo franco e aberto com a comunidade escolar e família. Regras institucionais e de convivência são dialogadas coletivamente.

Andre Gustavo Silva Braga - 24/11/2019 22:36

En la actualidad, las estrategias restaurativas son una herramienta que lo que pretende es la solución de conflictos ó el resarcimiento de una parte del daño ocasionado a partir de la adecuada expresión de los sentimientos tanto del ofensor como del ofendido. Esta herramienta puede ser utilizada con estudiantes desde los más pequeños ya que a través del diálogo se conoce la manera de pensar y sentir de los integrantes del grupo y se fomenta un sentido de pertenencia a este grupo.

Monica Lorena Palacios Lara - 07/01/2020 09:57

Utilizamos la mediación, círculos restaurativos y dejamos que ellos tomen sus decisiones frente a las diferencias que se pueden presentar en la cotidianidad

María Consuelo Cárdenas Zamora - 11/02/2020 13:35

Se utiliza el Código de Convivencia, y el Reglamento Interno de Residencia, los mismos que fueron elaborados mediante consensos de padres de familia, estudiantes, directivos , docentes, monitores y comunidad educativa; cuando existen conflictos se dialoga con ellos y se analiza las partes negativas y positivas , y se llega a acuerdos y compromisos en consenso.

JENNY GERMANIA ORTIZ GUTIERREZ - 25/03/2020 10:51

A escola é um espaço de socialização por excelência, que possibilita a crianças e adolescentes o encontro com um universo além do ambiente familiar. Manter uma boa relação entre professor e aluno é essencial para que os conflitos sejam vistos de outra maneira. Crianças e adolescentes têm necessidade de se sentir parte de algo. Sendo assim, para que um sistema de regras de convivência na escola seja efetivo, é preciso incluir os estudantes no processo de criação das normas. Os conflitos decorrentes da diferença de gerações são um exemplo, uma vez que é impossível dissolver a diferença de idade. Sendo assim, é necessário desenvolver estratégias criativas para gerenciar tais divergências. Por exemplo, criar espaços de troca de experiências, para que educadores e alunos conheçam a realidade uns dos outros.

Marly Ferreira da Silva - 01/04/2020 07:21