O fórum Comunidade de Aprendizagem

Quais critérios você utiliza para planejar as atividades que serão aplicadas nos Grupos Interativos? Quais exercícios e estratégias têm sido mais adequados para essa prática? (...)

Quais critérios você utiliza para planejar as atividades que serão aplicadas nos Grupos Interativos? Quais exercícios e estratégias têm sido mais adequados para essa prática? / ¿Qué criterios utiliza usted para planificar las actividades que se aplicarán en los Grupos Interactivos? ¿Qué ejercicios y estrategias están siendo más adecuados a esa práctica?

Lucas Botelho de Almeida 22/06/2017 22:14:48

As atividades precisam ser de conteúdos ja trabalhados mas que alguns não assimilaram. Portanto ha necessidade de sistematização. Para o planejamento precisa considerar a estimativa de o tempo de no máximo 20 minutos por atividade de grupo; a heterogeneidade planejada pelo professor para cada grupo. A estratégia mais certa: sentar junto com o assessor para planejar a primeira, e depois ir sentindo para ajustes necessários. É normal os grupos deixarem uma ou outra questão sem resolver, as quais o professor poderá retomar posteriormente, e se auto avaliar quanto ao planejamento do tempo, para ir aprimorando essa prática.

Andrea Duarte - 17/09/2017 05:26

Apliquei as atividades de acordo com conteúdos já trabalhados previamente em sala. Dentre esses conteúdos, elaborei, não só atividade que envolvem raciocínio, discussão em grupo e levantamento de hipóteses, como também jogos para auxiliar os alunos que ainda demonstram alguma dificuldade dentro dos conteúdos trabalhados. O tempo estimado para cada atividade foi de 15 minutos. Estava sempre auxiliando e os alunos bem como os colaboradores demosntrasram interesse e muita interação.

Ivanilde Trentino Casagrande - 24/10/2017 07:59

para el trabajo de grupos interactivos en preescolar, es importante planear actividades en las cuales los alumnos se involucren, tomado en cuenta sus procesos de aprendizaje.

SOFIA DEMETRIA GARCIA RUIZ - 20/01/2018 02:20

para el trabajo de grupos interactivos en preescolar, es importante planear actividades en las cuales los alumnos se involucren, tomado en cuenta sus procesos de aprendizaje.

SOFIA DEMETRIA GARCIA RUIZ - 20/01/2018 02:23

As atividades devem ser de sistematização. Portanto, necessita que o conteúdo já tenha sido trabalhado na sala de aula, para que os alunos tenham condições de organizar suas ideias e realizar sem apresentar tantas dificuldades. Isto se explica pela motivação necessária para a realização da atividade, mas principalmente, para a ampliação das interações entre os estudantes que apresentam mais facilidade de aprendizagem e aqueles que tenham mais dificuldades de aprendizagem. Por isso, os grupos devem ser heterogêneos, escolhidos pelo professor, que conhece todos os alunos. Importante salientar que não aprende só o que não sabiam, todos os alunos aprendem, inclusive os que têm mais facilidade, porque ajudar os outros implica um exercício de metacognição que lhes permite consolidar seus conhecimentos ao ponto de serem capazes de explicá-los a outras pessoas.

LUIZ ERNANE MARTINS - 05/07/2018 21:46

Seleccionar temas mediante el diagnostico y en base a esos temas diseñar actividades que tengan significado para los alumnos y se relaciones con su entorno en donde los alumnos puedan encontrar y compartir diferentes soluciones

Sergio Martinez Martínez - 16/08/2018 21:58

Al valorar en que están mal los alumnos en base al diagnostico de la prueba SIsAT, verifico en que temas tiene dificultades y consoliden sus conocimientos, tratando de encontrar aciertos favorables durante la convivencia entre alumnos durante 20 minutos o un poco más de tiempo.

GUADALUPE MÁRQUEZ VERGARA - 09/09/2018 13:43

Será preciso dar voz e vez ao aluno e está sensível para identificar quando os alunos não estão conseguindo aprender.

Cleciane Santso Alves - 25/06/2019 17:00

Será preciso dar voz e vez ao aluno e está sensível para identificar quando os alunos não estão conseguindo aprender.

Cleciane Santso Alves - 25/06/2019 17:00

Um dos critérios priorizados foi o conteúdo trabalhado em sala.

Elisângela Maria Chaves de Lima - 10/12/2019 22:00

Apliqué las actividades de acuerdo al contenido previamente trabajado en clase. Entre estos contenidos, elaboré no solo actividades que implican razonamiento, discusión grupal y planteamiento de hipótesis, sino también juegos para ayudar a los estudiantes que aún muestran alguna dificultad dentro de los contenidos trabajados. El tiempo estimado para cada actividad fue de 15 minutos. Siempre estaba ayudando y los estudiantes, así como los colaboradores, mostraron interés y mucha interacción.

Bertha Carlota Lozano Chávez - 15/12/2019 16:24

La organización del espacio procurando la participación de todos.

SONNIA MARGOTH LESCANO JÁCOME - 26/01/2020 16:12

Participação de todos,respeitando as diferentes aprendizagens.

MARIA LIZIER FERREIRA CALDAS - 22/03/2020 22:50

O conteúdo precisa ser trabalhando, Nessa perspectiva, vislumbramos nos Grupos Interativos, umapossibilidade de melhorar nossa prática docente e, melhorar o desempenho dos alunos , visto que os Grupos Interativos geram situações reais de aprendizagem, uma vez que proporcionam momentos de colaboração e discussão entre os alunos, alunos e professor, alunos e outros adultos que trazem saberes e estratégias do cotidiano extraescolar, além de integrar outras metodologias. A saber, a análise e a resolução de problemas, o uso de material didático, o uso de tecnologias, atividades contextualizadas, com outras disciplinas, História da Matemática,etc entre outras possibilidades para o ensino dessa disciplina escolar. Dessa forma, acreditamos que a escola estará exercendo o seu verdadeiro papel, visando uma melhora relevante na aprendizagem escolar em todos os níveis, e também o desenvolvimento da convivência e de atitudes solidárias.

Marly Ferreira da Silva - 25/03/2020 10:45

la formación es importante dentro de nuestra historia en las aulas de clases, siendo este una herramienta básica

LOOR MOLINA MARIA CONCEPCION - 26/03/2020 02:00

Es importante realizar los grupos interactivos porque es ahi donde los estudiantes participan si tener algun temor de equivocarse y pueden expresarse con fluides.

Jose Alfredo Calderon Mendoza - 03/04/2020 13:52

Si bien el trabajar con los estudiantes es importante planear estrategias en las cuales los alumnos se involucren, tomado en cuenta sus procesos de aprendizaje.

MARIA CONCEPCION VÉLEZ MOREIRA - 03/04/2020 15:46

es el reto q tenemos los docentes en el salón de clases

LEONOR BENEDICTA ALCIVAR MOREIRA - 04/04/2020 00:16

Seleccionar temas mediante el diagnostico institucional

Jose Dario Molina Vera - 04/04/2020 04:17

Es importante plantear estrategias, metodos, técnicas en los cualos los estudiantes se involucren en el proceso de enseñanza-aprendizaje

Fausto Troya - 04/04/2020 21:40