O fórum Comunidade de Aprendizagem
O trabalho com tertúlias pode acontecer em todas as modalidades ou seja com todas as faixas etárias?
Podemos desenvolver esse trabalho da Educação Infantil ao 9º ano?
Ana Maria Ferreira Durval Ferreira Durval 25/02/2016 11:22:37
Eu não conhecia esse tipo de trabalho, mas acho que podemos trabalhar sim com os pequenos, mesmo não lendo convencionalmente , se trabalharmos um clássico que todos gostem bastante, eles pode fazer os comentarios dos trechos escolhidos. Vou tentar fazer com a minha sala.
sim,pois ajuda na formação do ser ,uma vez que quando as crianças participam da tertúlia dialógica aprendem comportamentos como:esperar sua vez de falar,ouvir com respeito os colegas,valoriza seus saberes e dar sentido ao que compreende quando faz o paralelo com suas vivências
Sim. Os pequenos que ainda não leem convencionalmente podem fazer leitura do s livros clássicos por imagem Ex: Projeto Trilhas. Em uma roda de leitura onde a professora lê com os pequenos e depois abre para as inscrições para quem deseja comentar a parte que mais gostou e por que, em seguida quem gostaria de comentar o trecho do colega. Levar o livro pra casa solicitando que os pais leiam com seus filhos e que o aluno destaque a parte que mais gostou para ser comentada na roda de leitura no dia seguinte, também é uma estratégia que dá certo, inclusive os pais também podem participar desde que colocado na agenda o horário que vai acontecer a leitura. Em Cajamar está acontecendo com todas as modalidades Ed Infantil, Fundamental I, Fundamental II, EJA, Nos HTPCs, Nas formações com gestores e recentemente na formação de familiares. Iniciei com os diretores em formações. Independentemente do foco formativo, sempre como acolhimento planejo uma tertúlia, o que vem disseminando essa prática às escolas que ainda não desenvolvem o projeto mas que vem despertando o desejo de conhecer mais. Com os diretores o maior desafio foi de controlar o empoderamento das falas, mas ao apresentar-lhes a concepção da tertulia dialógica como uma prática dialógica, acabaram compreendendo e desejando também levar aos HTPCs.
Em uma das visitas em sala de aula do 1º ano, um aluno pediu para ler um livro. O livro tinha muitas páginas e eu não podia ficar muito tempo na sala. Então fiz um combinado. Que a cada dia leria duas paginas do livro. O livro fala de animais e o aluno teria que falar a letra inicial do animal. Eles não podem me ver no pátio da escola e perguntam: Tia, vc vai ler hoje? Conclui que mesmo que o aluno não saiba ler ele aprende ouvindo. O legal é que cada animal inicia com uma letra do alfabeto. No final da leitura eles falam o nome da letra. Considero como uma prática dialógica.