O fórum Comunidade de Aprendizagem

O trabalho com tertúlias pode acontecer em todas as modalidades ou seja com todas as faixas etárias?

Podemos desenvolver esse trabalho da Educação Infantil ao 9º ano?

Ana Maria Ferreira Durval Ferreira Durval 25/02/2016 11:22:37

Eu não conhecia esse tipo de trabalho, mas acho que podemos trabalhar sim com os pequenos, mesmo não lendo convencionalmente , se trabalharmos um clássico que todos gostem bastante, eles pode fazer os comentarios dos trechos escolhidos. Vou tentar fazer com a minha sala.

Luciana Machado - 02/04/2016 18:32

sim,pois ajuda na formação do ser ,uma vez que quando as crianças participam da tertúlia dialógica aprendem comportamentos como:esperar sua vez de falar,ouvir com respeito os colegas,valoriza seus saberes e dar sentido ao que compreende quando faz o paralelo com suas vivências

Luciana Pereira Dourado - 26/07/2017 16:41

Sim. Os pequenos que ainda não leem convencionalmente podem fazer leitura do s livros clássicos por imagem Ex: Projeto Trilhas. Em uma roda de leitura onde a professora lê com os pequenos e depois abre para as inscrições para quem deseja comentar a parte que mais gostou e por que, em seguida quem gostaria de comentar o trecho do colega. Levar o livro pra casa solicitando que os pais leiam com seus filhos e que o aluno destaque a parte que mais gostou para ser comentada na roda de leitura no dia seguinte, também é uma estratégia que dá certo, inclusive os pais também podem participar desde que colocado na agenda o horário que vai acontecer a leitura. Em Cajamar está acontecendo com todas as modalidades Ed Infantil, Fundamental I, Fundamental II, EJA, Nos HTPCs, Nas formações com gestores e recentemente na formação de familiares. Iniciei com os diretores em formações. Independentemente do foco formativo, sempre como acolhimento planejo uma tertúlia, o que vem disseminando essa prática às escolas que ainda não desenvolvem o projeto mas que vem despertando o desejo de conhecer mais. Com os diretores o maior desafio foi de controlar o empoderamento das falas, mas ao apresentar-lhes a concepção da tertulia dialógica como uma prática dialógica, acabaram compreendendo e desejando também levar aos HTPCs.

Andrea Duarte - 17/09/2017 04:53

Pessoalmente não tenho conhecimento da utilização das tertúlias em sala de aula. Espero obter mais conhecimentos a partir da realização desse curso.

Lúcio Flávio Ferreira Torres - 05/08/2019 22:15

Es muy buena esta actividad, ya que los alumnos aprenden muchas cosas: desde respetar su turno, a expresarse , a respetar lo que opinan sus demás compañeros y lo mas importante logran un mejor aprendizaje

Yaneth Liliana Zambrano Lopez - 04/04/2020 11:08

Si, porque ayuda la formación de los estudiantes en todos sus ámbitos.

Gladys Maria Suarez Laines - 09/04/2020 05:45

Sim, depende também do mediador trabalhar bem com o aluno.

Marly Ferreira da Silva - 18/11/2020 22:41