O fórum Comunidade de Aprendizagem
Esse projeto pode ser levado para fora da sala de aula???
Será que poderia por exemplo levar meus alunos para debaixo de uma árvore na praça junto com os pais para começar a aula??
claudia B.de Oliveira Diegues Diegues 27/10/2015 11:25:20
Olá Cláudia, Não vejo problema nenhum em fazer esse projeto fora da sala de aula, desde que isso não atrapalhe a atividade. As Tertúlias facilmente podem ser feitas no gramado, só precisa ter o livro e um caderninho de anotações. Já o Grupo Interativo precisa de alguma superfície mais firme de apoio para se poder realizar os exercícios propostos. Talvez uma prancheta possa resolver a situação fora da sala de aula!!
Olá, Cláudia e Lucas Em São Bernardo do Campo temos uma professora de Educação Física que estava animada para fazer a proposta de Grupos Interativos em suas aulas. Nesse caso, não seria na sala de aula e ela trabalharia regras de jogos e alguns desafios corporais para os quais os alunos têm demonstrado dificuldade e que ela não dá conta de acompanhar de perto sozinha. Há muitas possibilidades de uso dos Grupos Interativos para além de conteúdos possíveis de serem trabalhados somente com papel e lápis, mas como, em geral, a defasagem maior de nossos alunos (ou a que mais nos preocupa), diz respeito aos conteúdos de Português e Matemática, acabamos nos centrando na sala de aula mesmo. Não é verdade?
SE DEBE DE LLEVAR EN LA ACTUALIDAD LA COMUNIDAD DE APRENDIZAJE NO SOLO ES ENTRE LOS ALUMNOS EN EL NIVEL PREESCOLAR SE TRABAJA CON LOS PADRES DE FAMILIA PARA CAMBIAR Y MODIFICAR SITUACIONES DE APRENDIZAJE DE LOS ALUMNOS Y ENRIQUECERLAS APARTE DE PROMOVER UNA VIDA CULTURAL , RECREATIVA Y SOCIAL DENTRO DE LA FAMILIA AL REALIZAR INVESTIGACIONES, VISITAS A DISTINTOS LUGARES, OBSERVACIONES, EXPERIMENTOS, ORGANIZACION FAMILIAR, COOPERACIÓN EN EL HOGAR. Y EN CADA UNO DE LOS CASOS SE LES PLANTEA A LOS PADRES CUMPLIR UNA CONSIGNA JUNTO CON SUS HIJOS PARA REALIZAR LA APERTURA DIALOGICA QUE SABEMOS NO ES MUY PROFUNDA PERO ES SENTAR LAS BASES PARA UNA MEJOR COMUNICACIÓN