O fórum Comunidade de Aprendizagem

Como trabalhar leitura com alunos que tem dificuldade na aprendizagem

Eu gostaria de saber de uma maneira mais detalhada e com sugestões sobre este tema, melhor este problema que hoje infelizmente atinge uma grande quantidade de alunos.

Adeilza Alves Batista Cordeiro 12/12/2016 01:10:50

Bem, se o professor está desenvolvendo grupo interativo, um colega que terminou aquele exercicio, pode ajuda lo com a leitura para que ele tenha condições de fazer o exercício, mas não fazer por ele! Se o aluno estiver em uma tertúlia por exemplo, ele poderá participar da leitura do capitulo com um colega e destacar a parte que mais achou interessante pra comentar. Caso ele recuse a participar se inscrevendo para comentar o destaque do texto, ele poderá iniciar sua participação se inscrevendo para comentar uma parte que outro aluno destacou. O importante é que o professor não imponha limites pensando que ele não tem condições. Automaticamente, o aluno que ainda não sabe ler, sentirá estimulado e com vontade, tudo fica mais fácil.

Andrea Duarte - 17/09/2017 05:36

A leitura feita pelo professor ou pelo colega, é um meio de ajudar aquele que ainda não sabe ler. Tendo incentivo e modelos leitores as crianças passam a interessar -se mais pela aprendizagem.

EDNA LOMES DO NASCIMENTO SAVIANI - 12/10/2017 16:30

A leitra é muito importante pois um aluno que supera as dificuldades de leitura e tem gosto em ler adquire novos conhecimentos e melhora a aprendizagem em outras disciplinas. Desde a entrada da criança na escola deve-se estimular leitores.Se houver biblioteca na escola esse espaço deve ser organizado, agradável e convidativo à leitura. Se não houver a escola deve investir em livros, pedir doações e o professor deve organizar um cantinho da leitura na sala. Na minha experiência como professora da educação infantil ao 5º ano sempre deixei livros adequados a idade na sala.No inicio da aula havia um momento para os alunos verem os livros, folhear... e escolhiam um para que eu lesse.Não precisa terminar a leitura do livro mas para num ponto que os deixe curiosos para ouvir o resto da história.No final da aula se os alunos já sabem ler fazer o empréstimo dos livros para quem quiser.Se estão na fase da alfabetização poesia é muito bom ( mas não o único gênero a ser trabalhado).A musicalidade, o ritmo, as rimas da poesia favorecem a alfabetização. Na escrita trabalhar um gênero e pedir que os alunos reescrevem em outro gênero é muito desafiador. Por exemplo trabalhar a música e letra da canção " O Cravo e a Rosa " e pedir que os estudantes escrevam em forma de narração.O livro de Cecília Meireles Ou Isto ou Aquilo foi utilizado por mim em um projeto de leitura.Do 6º ao 9º anos trabalhar as músicas de Vinicius de Morais e pedir aos alunos que apresentem vida e obra de autores com música e dramatização também é uma forma de trabalhar Língua Portuguesa, História , Artes...

MARIA DE FATIMA DE SIQUEIRA - 30/11/2017 22:28

considero que es una manera de estimular a los alumnos a la lectura y ello se introduzcan en ella. también para tener nuevos conocimientos y ampliar el vocabularios.

SOFIA DEMETRIA GARCIA RUIZ - 20/01/2018 02:32

A leitura é fundamental para aprendizagem. E para alcançar a todos e também os que tem dificuldade, o professor deverá lançar mão de estratégias para motivar, despertar o interesse do aluno na leitura, usando músicas, imagens, textos,..., nas atividades dos grupos interativos, onde os alunos se ajudam mutuamente, na solução das atividades, incentivados e acompanhados pelos voluntários e professor.

Adelma Pontes Borges Martins - 28/05/2018 23:50

Creio que essa das maiores dificuldades encontradas pelos professores, o déficit na maioria de nossos alunos, mas vejo essas possibilidades, seja com os grupos interativos ou a formação das tertúlias, uma grande possibilidade de melhoria nesses índices.

Lúcio Flávio Ferreira Torres - 05/08/2019 23:40

Através de oficinas e grupos de leitura.

Elisângela Maria Chaves de Lima - 10/12/2019 22:08

La lectura es clave en todo proceso de aprendizaje, es necesario primeramente desarrollar lectura comprensiva con estrategias que permiten al estudiante desarrollar procesos cognitivos básicos y superiores.

Bertha Carlota Lozano Chávez - 15/12/2019 16:38

Integrar como estrategia el trabajo con grupos interactivos.

SONNIA MARGOTH LESCANO JÁCOME - 26/01/2020 16:24

A dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada com inúmeros fatores, tais como: a metodologia utilizada, os métodos pedagógicos, o ambiente físico e até mesmo motivos relacionadas com o próprio aluno e seu contexto de vida.Em primeiro lugar, a escola deve compreender que os alunos com dificuldade de aprendizagem não são incapazes de aprender. É papel da escola, por meio da figura do professor, adaptar a metodologia de ensino para ajudar o aluno. Não apenas em relação à adoção de práticas ou instrumentos para contornar as dificuldades de aprendizagem. Na realidade, é necessário buscar a dinamicidade e inovação na sala de aula, integrando atividades lúdicas e adotando ferramentas tecnológicas de apoio ao ensino, por exemplo. O objetivo é estimular o aluno, de uma forma despretensiosa, a desafiar sua concepção sobre as próprias limitações.

Marly Ferreira da Silva - 25/03/2020 11:05

Creo que se estimula a la lectura y aquellos que lo realizan con dificultad con la practica y apoyo salen adelante

JENIFER LOURDES LOOR ROBLES - 30/03/2020 08:17

Muy bonito esto de los grupos interactivos en mi caso doy inglés y seria bueno poner un modulo sobre algo relacionado a esta materia o estrategias para los estudiantes con NEE

VILLAMAR CEDEÑO CARMEN CECILIA - 04/04/2020 00:34

grupos interactivos de ciencias naturales, mediante este sistema hemos avanzado mucho, los alumnos interactuan y su desempeño es bueno

Perfecto Joaquín Palma Macías - 04/04/2020 01:38

Para los estudiantes con dificultades de aprendizaje, dependiendo del grado de dificultad, pienso que primero debe leer el estudiante y si es necesario una segunda, tercera o más lecturas, estas debe hacerla el profesor, en voz alta con entonaciones y pausas y así el estudiante va a comprender mejor.

ESMIRTA ARACELI PIN PONCE - 10/04/2020 21:15

Busco estrategias como el trabajo con material concreto y la colaboracion de los que mas saben.

Perlaza Vera Sandra Esperanza - 21/04/2020 18:46

Me interesa saber que técnicas se pueden usar para este problema en el aula.

Maria Johana Briones Ponce - 01/05/2020 03:00

Los estudiantes con dificultades de aprendizaje, siempre hay que innovar... la técnica es muy buena.

Diana Carolina Palma Anchundia - 19/05/2020 18:37

A Maria de Fátima abordou algo de grande relevância, ou seja, momentos mais frequentes de leitura. Porém com o contexto da pandemia, esses espaços ficaram mais difíceis de serem visitados, e isso só veio agravou a situação. Hoje no pó pandêmico o desafio se torna ainda mais desafiador, pois é preciso resgatar, ou até mesmo trabalhar na garotada o gosto pela leitura. Provocando neles, o apreço por esses espaços no cotidiano escolar.

Gildo da Silva Gomes - 11/12/2023 16:46