O fórum Comunidade de Aprendizagem

Como faço para realizar a Tertúlia e turmas de fundamental II?

Tenho grandes problemas para motivar as turmas, já que em sua maioria não gostam de ler, ( ou acreditam que não gostam pela forma como são apresentados aos livros).

LEDA MARIA BRITO RIOS BRITO RIOS MOTA 08/07/2015 21:25:10

Boa noite colegas de curso! Olha Leda Maria acredito que para motivarmos nossos alunos quer sejam da educação infantil , Fundamental I,II ou ensino médio a gostarem de ler temos que "gostar de ler" e envolvê-los com esse gostar. Creio que quando essa leitura faz sentido e está dialogando com a realidade de cada um de nós,conseguimos sim motivá-los e envolve-los. Abraços virtuais mas bem reais de Lygia Rejane Lima Fortaleza Ce.

Lygia Rejane Lima - 12/07/2015 22:10

Concordo com Lygia, pois quando o tema escolhido envolve o cotidiano ou a curiosidade dos alunos eles tendem a desenvolver melhor as Tertúlias e o aprendizado será bem significativo para todos.

TEREZA NILMAR PAIVA DO NASCIMENTO - 13/07/2015 16:50

Olá querida Leda, Aqui estamos realizando tertúlias no FII, em todas as escolas. Já tínhamos há 15 anos uma politica em torno da leitura com a parceria do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa - Chapada Diamantina- BA. Assim, vale a pena seguir selecionando títulos da faixa etária para essa fruição, criar estratégias para a apresentação dos livros e etapas e leitura, uso da biblioteca escolas, etc.. Aqui temos os projetos institucionais de leitura que preveem ações de leitura para todo o ano - Parada de leitura, sessões simultâneas de leitura, piquenique literário, leitura na feira, Mocó literário, leitura na comunidade, leitura pelos pais nas escolas, 30 minutos pela leitura, tenda da leitura... e em 2014 nos foi apresentada as tertúlias dialógicas pelo mesmo instituto , como forma de viabilizar esse encontro dos estudantes com os clássicos. No começo possivelmente ocorrerá resistências, mas quando os estudantes verem sentido e significado eles abraçam a leitura em suas vidas... Vale a pena pensar na formação dos professores e de toda a escola. Quando todos e mobilizam pela leitura, ela se torna uma politica pública... Temos municípios na Chapada que até instituíram como lei Municipal O Dia L, da leitura... Abraços!

Celma Alves da Silva - 13/07/2015 20:02

Olá! Leciono no município de Tremembé e estou participando do desafio de conduzir a Tertúlia Dialógica Literária como disciplina obrigatória para os 7º, 8º e 9º anos em uma das escolas da rede. Também enfrento desmotivação de muitos alunos e uma grande resistência à leitura. Porém, acredito que não se pode visualizar os resultados da tertúlia como atuação de êxito somente a curto prazo. Obviamente, que assim como muitos colegas, angustio-me por não conseguir cativar os alunos para a leitura como desejado. Contudo, tenho fé em ser um bom semeador e, com o auxílio da tertúlia, ir ano a ano ajudando a formar mais leitores praticantes e convictos entre os alunos. Boa sorte para nós todos!

MAURO DIEGO PINTO RIBEIRO - 13/07/2015 22:17

Celma, Muito bonito ver tudo o que está acontecendo na Chapada, parabéns!!! Continuem assim!

Lucas Botelho de Almeida - 27/10/2015 20:22

Celma, seu depoimento me encantou!

MARIA DE FATIMA VIEGAS GOMES - 11/03/2016 11:48

Estou super feliz em ter a oportunidade da realização da tertulia em minha escola....amei as sua a ideias Celma

Gilsilene Maria Ayres de Santana - 14/03/2016 20:16

Como as crianças gostam de quadrinho eis uma forma de mantê-los engajados nas artes. Artes, literatura , o que seja , os quadrinhos estão aí para ajudar.

REGINA CÉLIA FERREIRA - 10/08/2017 11:14

Sou professora e estou como coordenadora e gostaria de pedir apoio aos colegas de como motivar os alunos a gostarem de leitura, aqui na escola que trabalho. Estou muito preocupada com o futuro do nosso município e com esses pequenos ( grandes )leitores. !!!!!

Ana Cristina Santos Silva - 16/08/2017 11:34