O fórum Comunidade de Aprendizagem
Como faço para realizar a Tertúlia e turmas de fundamental II?
Tenho grandes problemas para motivar as turmas, já que em sua maioria não gostam de ler, ( ou acreditam que não gostam pela forma como são apresentados aos livros).
LEDA MARIA BRITO RIOS BRITO RIOS MOTA 08/07/2015 21:25:10
Boa noite colegas de curso! Olha Leda Maria acredito que para motivarmos nossos alunos quer sejam da educação infantil , Fundamental I,II ou ensino médio a gostarem de ler temos que "gostar de ler" e envolvê-los com esse gostar. Creio que quando essa leitura faz sentido e está dialogando com a realidade de cada um de nós,conseguimos sim motivá-los e envolve-los. Abraços virtuais mas bem reais de Lygia Rejane Lima Fortaleza Ce.
Olá querida Leda, Aqui estamos realizando tertúlias no FII, em todas as escolas. Já tínhamos há 15 anos uma politica em torno da leitura com a parceria do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa - Chapada Diamantina- BA. Assim, vale a pena seguir selecionando títulos da faixa etária para essa fruição, criar estratégias para a apresentação dos livros e etapas e leitura, uso da biblioteca escolas, etc.. Aqui temos os projetos institucionais de leitura que preveem ações de leitura para todo o ano - Parada de leitura, sessões simultâneas de leitura, piquenique literário, leitura na feira, Mocó literário, leitura na comunidade, leitura pelos pais nas escolas, 30 minutos pela leitura, tenda da leitura... e em 2014 nos foi apresentada as tertúlias dialógicas pelo mesmo instituto , como forma de viabilizar esse encontro dos estudantes com os clássicos. No começo possivelmente ocorrerá resistências, mas quando os estudantes verem sentido e significado eles abraçam a leitura em suas vidas... Vale a pena pensar na formação dos professores e de toda a escola. Quando todos e mobilizam pela leitura, ela se torna uma politica pública... Temos municípios na Chapada que até instituíram como lei Municipal O Dia L, da leitura... Abraços!
Olá! Leciono no município de Tremembé e estou participando do desafio de conduzir a Tertúlia Dialógica Literária como disciplina obrigatória para os 7º, 8º e 9º anos em uma das escolas da rede. Também enfrento desmotivação de muitos alunos e uma grande resistência à leitura. Porém, acredito que não se pode visualizar os resultados da tertúlia como atuação de êxito somente a curto prazo. Obviamente, que assim como muitos colegas, angustio-me por não conseguir cativar os alunos para a leitura como desejado. Contudo, tenho fé em ser um bom semeador e, com o auxílio da tertúlia, ir ano a ano ajudando a formar mais leitores praticantes e convictos entre os alunos. Boa sorte para nós todos!
Sou professora e estou como coordenadora e gostaria de pedir apoio aos colegas de como motivar os alunos a gostarem de leitura, aqui na escola que trabalho. Estou muito preocupada com o futuro do nosso município e com esses pequenos ( grandes )leitores. !!!!!