O fórum Comunidade de Aprendizagem

AS TERTÚLIAS PODEM SER DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

COMO AS TERTÚLIAS DIALÓGICAS LITERÁRIAS PODEM SER DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL VISANDO O RESPEITO AO DIÁLOGO DEMOCRÁTICO?

TANIA SIMONE JAGIELSKI ULLMANN 23/07/2015 19:34:52

Olá Tania! Sim, as Tertúlias podem ser realizadas com crianças da EI. Neste caso, como ainda não leem autonomamente, precisamos garantir que cheguem à Tertúlia com o texto lido e com um parágrafo, frase ou palavra escolhidos para compartilhar. Isso pode acontecer de diversas maneiras: a professora pode ler o trecho/ livro escolhido em um outro momento; crianças mais velhas ou outros voluntários podem ser "padrinhos leitores" que leem e ajudam as crianças da EI a escolherem trechos; as famílias podem se comprometer a ler em casa para as crianças; enfim, há um leque de possibilidades!

Renata Grinfeld - 24/07/2015 15:14

Olá, Tania Que bom que está pensando nas tertúlias para a Educação Infantil! Temos tido algumas experiências e os professores ficam boquiabertos com os resultados. A sua preocupação em fazer adaptações assegurando os princípios da aprendizagem dialógica é muito legítima. Pensemos em alguns detalhes: - as crianças não leem, então a mediadora (professora) faz a leitura em voz alta. É importante que cada participante esteja com uma cópia do texto (livro) para acompanhar a leitura; - outra forma de garantir a leitura é trabalhar com padrinhos - crianças da escola que já são leitoras, em sua aula de português, treinam a leitura para ir atender o seu afilhado. Então antes da tertúlia propriamente dita, sentam-se com o afilhado, leem para ele, ajudam a escolher que trecho vai querer destacar e o que pretende falar. Os padrinhos podem ou não ficar no momento tertúlia; - e ainda mais uma forma de garantir o acesso ao texto - é possível montar apresentações de slides com o livro e ler por meio de um data-show. A mediadora lê e as crianças acompanham. No momento da tertúlia propriamente dita, pode ir voltando os slides conforme as crianças indicarem as partes que querem comentar; - outro ponto importante é que se combine antes, que ao final da leitura cada um fará um comentário sobre alguma parte do que foi lido, que pode ser algo que chamou a atenção, uma palavra de que gostou, alguma coisa que achou estranho, ou muito bonito ou divertido ou triste. É claro que ao final da leitura a mediadora terá que retomar essa orientação, coisa que com os maiores já não é tão necessária; - um ponto a ser cuidado também é quanto à nossa expectativa. No início, talvez tenham dificuldade de só falar na sua vez, de fazer comentários associando com o que o outro falou, alguns vão ficar mudos, mas com a prática constante da leitura dialógica, vão evoluindo muito e sempre nos surpreendem esses pequenos!

Maria Madalena Monteiro da Rocha - 06/08/2015 11:21

Acredito que sim .Na Educação Infantil os clássicos devem ser trabalhados com projetos visando a imaginação da criança com momentos de leituradramatizacao ,escolha de livros ,com a participação ativa da família

Marisa Melo - 19/08/2015 21:47

Respeitando a individualidade de cada um ,valorizando sua cultura e seu modo de criar ,imaginar e opinar .

Marisa Melo - 19/08/2015 21:50

Olá a todos, Encontrei alguns links que podem ajudar: 1. Esse mostra muito bem como é a Tertúlia na prática. No minuto 14'30 tem um exemplo de meninos mais novos. https://www.youtube.com/watch?v=H90ox_Ic7c8 2. Esse mostra alunos do Infantil na Espanha, é um vídeo caseiro e bem realista https://www.youtube.com/watch?v=eOLoLohV11g 3. Esse mostra uma Tertúlia com os alunos do Infantil e participação de vários pais. https://www.youtube.com/watch?v=xtHsxakRu4E

Lucas Botelho de Almeida - 27/10/2015 20:09

olá ótima a ideia da tertúlia com apadrinhamento assim teremos mais envolvidos na leitura.

Cleide aparecida goncalves siqueira da silva busselmann - 15/05/2018 19:39

olá ótima a ideia da tertúlia com apadrinhamento assim teremos mais envolvidos na leitura.

Cleide aparecida goncalves siqueira da silva busselmann - 15/05/2018 19:39