Logotipo Comunidade de Aprendizagem Logotipo Instituto Natura

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Assista ao vídeo e descubra Já conheço e desejo continuar

Você sabe o que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Já conheço e desejo continuar Quero fazer parte
Ir para o conteúdo principal

Notícias

27/03/2015

Eventos 2015

Resultados de escolas piloto no Brasil são apresentados em congresso científico internacional

Resultados de escolas piloto no Brasil são apresentados em congresso científico internacional

Nos últimos dias 13 e 14 de março realizou-se na cidade de Valência, Espanha, o Congresso Científico Internacional sobre Aprendizagem e Interações em Aula. Organizado pela Generalitat Valenciana em colaboração com o CREA (Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades), da Universidade de Barcelona, o congresso teve cerca de 1.300 participantes, entre docentes do campo universitário e não universitário e membros da comunidade educativa em geral.

Como foco no tema da interação, a programação dividiu-se em dois blocos principais: conferências de três pesquisadores da Universidade de Cambridge –Dra. Linda Hargreaves, Dra. Rocío García Carrión e Professor Neil Mercer– e apresentações de diversos trabalhos científicos relativos ao tema.

Representando o Instituto Natura, a gerente do Projeto Comunidade de Aprendizagem Carolina Briso apresentou o trabalho “Atuações Educativas de Êxito e seu impacto nos resultados de aprendizagem em duas escolas brasileiras”. Trata-se de um estudo comparativo entre duas escolas do Rio Janeiro (EM Epitácio Pessoa e EM Bolívar) que durante o último ano colocaram em prática algumas Atuações Educativas de Êxito. O trabalho evidencia a relação entre a boa implementação das Atuações e os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos –destacando a importância de seguir os princípios de organização das Atuações durante sua aplicação– e conclui que a experiência das duas escolas, mesmo que ainda esteja em fase de projeto piloto, serve como exemplo para assegurar a expansão da proposta no país.

“Foi uma ótima oportunidade para compartilhar o conhecimento que estamos construindo na implementação de Comunidade de Aprendizagem em larga escala”, afirma Carolina. Ela destacou também a qualidade das conferências dos pesquisadores da Universidade de Cambridge. “Os trabalhos destes pesquisadores mostram como o tema da interação se conecta com Comunidade de Aprendizagem, em relação direta com Grupos Interativos e Tertúlias Dialógicas”, observa.

Na conferência “A importância educativa da fala”, o Professor Neil Mercer, diretor do departamento de Psicologia e Educação da Universidade de Cambridge, expôs o conceito de Fala Exploratória, uma “forma de interação que enfatiza o raciocínio, o compartilhamento de conhecimento relevante e um compromisso com o esforço colaborativo” (em tradução livre do inglês). “Segundo Mercer, para que exista aprendizagem nas interações é necessário um tipo específico de diálogo, denominado Fala Exploratória, que leva o aluno a pensar para além daquele momento”, explica Carolina. “As Atuações Educativas de Êxito favorecem a criação de espaços onde esta Fala Exploratória acontece. Em outras palavras, criam um cenário perfeito para que ela aconteça”, acrescenta. Para saber mais sobre o trabalho de Neil Mercer, visite o site Thinking Together (conteúdo em inglês).

Por Maria Julia Bottai

No fim de maio cursos a distância! Fique de olho!